Mapas conceituais como estratégia didática visual para ensino de Português como L2 para estudantes surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Anna Augusta Sampaio de-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMalaquias, Ivone Ramos Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312350-
Descrição: dc.descriptionO e-book foi elaborado para apoiar professores que desejam tornar suas aulas mais inclusivas e eficazes. A proposta é apresentar os mapas conceituais como uma estratégia didática visual capaz de facilitar a aprendizagem do Português como L2, promovendo compreensão, organização do conteúdo e estímulo à vivência de práticas de multiletramento. No qual encontrará orientações práticas, explicações claras e algumas ideias de uso de mapas conceituais pensados com foco em acessibilidade e didática visual. Esperamos que este material contribua para uma prática pedagógica mais inclusiva e significativa no trabalho com estudantes surdos. E é claro que pode ser utilizado por professores de todas as área e modalidades.-
Descrição: dc.descriptionO ensino do português como segunda língua para estudantes surdos é um processo educativo complexo, que demanda reflexões acerca da visualidade, de aspectos bilíngues e de valorização das línguas envolvidas. Neste estudo, entende-se a importância da aprendizagem significativa (Teoria de Ausubel) do português, por estudantes surdos, para a elaboração de conhecimentos linguísticos por meio desses mapas. Utilizá-los no processo de ensino e aprendizagem possibilita, aos estudantes, a compreensão de variadas formas de comunicação no cotidiano, bem como de práticas sociais circulantes. Frente a esses apontamentos, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos professores bilíngues de estudantes surdos sobre o uso de Mapas Conceituais como estratégia didática visual no ensino de Português como segunda língua para surdos (PSLS) dentro da perspectiva dos multiletramentos. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa. Os procedimentos metodológicos para a coleta de dados foram a utilização de entrevista semiestruturada e questionário on-line. Os resultados demonstraram que os participantes não entendem exatamente o que são os Mapas Conceituais, bem como não compreendem a sua criação e, por isso, não os utilizam em suas aulas. Pontua-se, ainda, a relevância de reflexões sobre estratégias de ensino de segunda língua para surdos e a necessidade de criação de ferramentas e materiais explicativos para compreenderem o “saber-fazer” na utilização dos Mapas Conceituais com os estudantes surdos. A pesquisa serviu, ainda, como base para a elaboração de um guia orientador sobre o uso de Mapas Conceituais no ensino de português como segunda língua para surdos. Esse guia poderá ser um referencial para futuros estudos sobre os aspectos linguísticos e técnicos do ensino de surdos, em que professores estejam em constante busca por inovações pedagógicas inclusivas e eficazes.-
Descrição: dc.descriptionTeaching Portuguese as a second language to deaf students is a complex educational process that demands reflections on visuality, bilingual aspects, and the appreciation of the languages involved. It is worth noting that this study understands the importance of meaningful learning (Ausubel's Theory) of Portuguese by deaf students for the development of linguistic knowledge through these maps. Using them in the teaching and learning process enables students to understand various forms of communication in everyday life and circulating social practices. In view of these findings, the objective of this research was to analyze the perception of bilingual teachers of deaf students about the use of Conceptual Maps as a visual didactic strategy in teaching Portuguese as a second language to the deaf (PSLS) from the perspective of multiliteracies. The research was conducted using a qualitative methodology, and the methodological procedures for data collection were the use of semi-structured interviews and an online questionnaire. The results showed that the participants do not understand exactly what Concept Maps are, nor do they understand how they were created, and therefore do not use them in their classes. The study also highlighted the importance of reflections on strategies for teaching second languages to the deaf and the need to create tools and explanatory materials to understand the “know-how” in using Concept Maps with deaf students. The research also served as a basis for the development of a Guidance Guide on the use of Concept Maps in teaching Portuguese as a second language to the deaf. It can be a reference for future studies on the linguistic and technical aspects of teaching the deaf, in which teachers are constantly searching for inclusive and effective pedagogical innovations.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312349-
Relação: dc.relationEnsino do português para estudantes surdos: percepções dos professores bilíngues sobre o uso de Mapas Conceituais como estratégia didática visual-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos- Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa- português escrito-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf- Education-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - written portuguese-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual education-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual mapping-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Título: dc.titleMapas conceituais como estratégia didática visual para ensino de Português como L2 para estudantes surdos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.