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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Rita Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardozo, Najla de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Pacola, Maria Luiza Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:43:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:43:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312345 | - |
Descrição: dc.description | O ambiente alimentar escolar pode ser denominado como o contexto dentro e ao redor da escola, em que os alunos adquirem e consomem alimentos. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi descrever os ambientes alimentares de escolas municipais elementares e os indicadores do estado nutricional antropométrico de escolares de Araraquara, São Paulo. Foi desenvolvido um trabalho observacional transversal de caráter descritivo e exploratório nos anos de 2023 e 2024, no município de Araraquara, que possui quinze escolas municipais de ensino elementar para faixa etária de sete a doze anos de idade. O processo foi conduzido em etapas interconectadas, abrangendo as fases: (1) auditorias internas nos refeitórios e cozinhas escolares, bem como no varejo alimentar situado em um raio de 500 metros ao redor das escolas; e (2) avaliações antropométricas do estado nutricional dos escolares. As auditorias foram realizadas com uma ferramenta de checklist, quanto às variáveis categóricas de presença e ausência, e para o varejo foi utilizado o Global Positioning System (GPS) para verificação da distância até a escola que foi posteriormente verificada com o software Google Earth. As avaliações antropométricas foram organizadas em triplicadas e codificadas para posterior análise e classificação do estado nutricional pelo software AnthroPlus da Organização Mundial da Saúde (OMS) de acordo com as variáveis ordinais do Escore-z quanto ao índice de massa corpórea (IMC), peso e estatura. Foram auditadas quinze escolas municipais elementares de Araraquara, que atendiam escolares de 7 a 12 anos de idade, tanto dentro quanto no perímetro escolar em até 500 metros da escola. Os achados mostraram, no entorno escolar de todas as instituições, 221 estabelecimentos, sendo 95% (n=210) formais e 5% (n=11) informais. A média de distância para todas as escolas foi de 273 metros e no geral, havia mais estabelecimentos no perímetro das escolas urbanas do que no das rurais. Dentro de até 50% (n=7) das escolas foi observado, segundo a percepção das pesquisadoras, projetos educativos de educação alimentar e nutricional e em até 90% (n=13) as refeições eram atrativas (com combinação de cores e cortes em formatos especiais para despertar o interesse do escolar). Dos 1816 escolares, 60% (n=1099) apresentaram a classificação do escore-z para o Índice de Massa Corporal (IMC) normal, 10% (n=177) obesidade segundo o escore-z para peso e 99% (n=1806) estatura normal. A descrição dos ambientes alimentares escolares mostrou uma maior frequência e proximidade de estabelecimentos formais de comercio de alimentos no entorno das escolas urbanas periféricas, além de variações na infraestrutura interna e nas ações educativas entre as escolas. A maioria dos escolares apresentou estado nutricional normal, com maior frequência de sobrepeso e obesidade nas áreas urbanas. Esses resultados indicam a importância de ações integradas que considerem o ambiente alimentar interno e externo para promover hábitos alimentares mais saudáveis. Futuros estudos podem trazer análises de associações entre os dados de ambiente e estado nutricional, investigando diferentes âmbitos e atores de forma mista para alcançar uma amplitude de resultados. | - |
Descrição: dc.description | The school food environment can be defined as the context within and around the school where students acquire and consume food. Accordingly, the objective of this study was to describe the food environments of municipal elementary schools and the anthropometric nutritional indicators of students in Araraquara, São Paulo. A crosssectional, descriptive, and exploratory observational study was conducted in 2023 and 2024 in Araraquara, which has fifteen municipal elementary schools serving children aged seven to twelve. The process was carried out in interconnected phases, including: (1) internal audits of school cafeterias and kitchens, as well as food retail outlets located within a 500-meter radius of the schools; and (2) anthropometric assessments of students’ nutritional status. Audits used a checklist tool to assess categorical presence/absence variables, and food retail locations were georeferenced using the Global Positioning System (GPS), with distances confirmed via Google Earth. Anthropometric data were collected in triplicate, coded, and analyzed using the World Health Organization’s AnthroPlus software, classifying nutritional status according to z-score values for body mass index (BMI), weight, and height. A total of fifteen municipal elementary schools in Araraquara were audited, including both on campus structures and surrounding areas within 500 meters. In the vicinity of all schools, 221 food establishments were identified, of which 95% (n=210) were formal and 5% (n=11) informal. The average distance of establishments from the schools was 273 meters, and there were generally more establishments around urban schools than rural ones. Within up to 50% (n=7) of the schools, researchers observed educational projects related to food and nutrition, and in up to 90% (n=13), the meals served were considered attractive (featuring colorful combinations and creative food shapes to stimulate students’ interest). Among the 1,816 students assessed, according to the zscore, 60% (n=1,099) had a normal BMI, 10 (n=177) had obesity (by weight), and 99% (n=1,806) had normal height. The observation of school food environments in Araraquara enabled the description of internal spaces and surrounding areas, as well as students anthropometric indicators, revealing structural differences among schools and variations in surrounding food environments, with higher rates of overweight in urban areas. Given this scenario, it is essential to propose actions that address physical infrastructure challenges in schools and promote food and nutrition education practices focused on encouraging healthy eating habits. Future studies may analyze associations between environmental data and nutritional status, using mixed approaches and involving different stakeholders to broaden understanding of the findings. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 120672/2023-5 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Merenda escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição – Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças – Nutrição | - |
Palavras-chave: dc.subject | School feeding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food and Nutrition Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutritional status | - |
Título: dc.title | Ambientes alimentares escolares de Araraquara: um estudo descritivo de escolas municipais elementares e seus arredores | - |
Título: dc.title | School food environments in Araraquara: a descriptive study of municipal elementary schools and their surroundings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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