Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental II no período noturno: há espaço para a educação física?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDel-Masso, Maria Candida Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Carolina Fernanda de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:01:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:01:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312343-
Descrição: dc.descriptionPensar sobre a Educação Física Escolar e seu papel na sociedade, nos leva a refletir sobre sua área de atuação e legitimidade dentro do ambiente escolar, em seus diferentes níveis e modalidades. Com isso, surge a necessidade em compreender como a Educação Física é possível na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade por vezes tão marginalizada na educação, principalmente no período noturno, considerando que quando acontece as aulas de Educação Física, essas são no contraturno, inviabilizando a participação da maior parte dos estudantes. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção que os 14 professores que atuam na EJA, em uma escola do município de Campinas/SP, possuíam em relação à disciplina de Educação Física, bem como os desafios e possibilidades nessa modalidade acadêmica, buscando a compreensão do papel deste componente curricular no atual cenário educacional. Este estudo partiu da análise dos subsídios teóricos das legislações vigentes e das diretrizes municipais, estaduais e nacionais. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado de entrevista junto aos 14 professores, as quais foram gravadas e transcritas para a respectiva análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, embora os docentes reconheçam a relevância da Educação Física e seu potencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, persiste uma incompreensão sobre o formato das aulas no contraturno. As estratégias propostas pelos professores – como a inclusão da disciplina no horário regular, a implementação de projetos interdisciplinares e a adequação metodológica – ressaltam a necessidade de reformulações para mitigar os obstáculos identificados. Ao final, foi construído o Recurso Educacional no formato de uma Proposta Unidade Didática Transdisciplinar a ser oferecida aos professores, integrando às aulas de Educação Física nessa modalidade de ensino, como uma forma de contribuir com o trabalho docente e ampliar as possibilidades de acesso a esse componente por parte de todos os estudantes.-
Descrição: dc.descriptionSearch about School Physical Education and its role in society leads us to reflect on its area of activity and legitimacy within the school environment, at its different levels and modalities. Thus, there is a need to understand how Physical Education is possible in Youth and Adult Education (EJA), a modality that is sometimes so marginalized in education, especially in the evening period, considering that when Physical Education classes take place, they are in the opposite shift, making it impossible for most students to participate. In this perspective, this research aimed to understand the conception that the 14 teachers who work in EJA, in a school in the city of Campinas/SP, had in relation to the Physical Education discipline, as well as the challenges and possibilities in this academic modality, seeking to understand the role of this curricular component in the current educational scenario. This study was based on the analysis of the theoretical frameworks of current legislation and municipal, state and national guidelines. The research was conducted through interviews using a semi-structured interview script with 14 teachers, which were recorded and transcribed for content analysis. The results indicated that, although teachers recognize the relevance of Physical Education and its potential for the integral development of students, there is still a lack of understanding about the format of after-school classes. The strategies proposed by the teachers – such as including the subject in the regular timetable, implementing interdisciplinary projects and adapting the method – highlight the need for reformulations to mitigate the obstacles identified. In the end, the Educational Resource was created in the form of a Proposed Transdisciplinary Teaching Unit to be offered to teachers, integrating it into Physical Education classes in this teaching modality, as a way of contributing to the teaching work and expanding the possibilities of access to this component by all students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312271-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporal de movimento-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectBody culture of movement-
Título: dc.titleEducação de Jovens e Adultos no ensino fundamental II no período noturno: há espaço para a educação física?-
Título: dc.titleYouth and Adult Education in evening middle school: is there room for physical education?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.