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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vieira, Rosângela de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Damaceno, Tiago Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:48:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:48:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312329 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi produzir uma sequência didática para a disciplina de Sociologia sobre o racismo religioso e as religiões afro-brasileiras buscando contribuir para a efetividade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. A intervenção pedagógica foi realizada na Segunda Série do Ensino Médio da Escola Estadual José Bonifácio do Couto, localizada no município de Alvinlândia-SP. A pesquisa bibliográfica nos indicou que há uma ausência dessa temática nas escolas, nos currículos, na formação de professores, bem como nos materiais e livros didáticos. Buscamos identificar trabalhos que abordam as tensões ocasionadas a partir do momento em que os temas relacionados a essas religiões adentram a escola. Também são evidenciadas as violências e perseguições sofridas pelos adeptos das religiões de matrizes africanas, expressões do racismo religioso construídas historicamente desde o período colonial. Elaboramos uma intervenção pedagógica que visava desconstruir a demonização dessas expressões religiosas, preconceitos e discriminações, refletindo sobre o racismo na sociedade brasileira e ressignificando a expressão “macumba”, a partir da valorização dos mitos, ritos e liturgias afro-brasileiras. Utilizamos uma metodologia própria para a elaboração da sequência didática, inspirada nas obras Pedagogia das Encruzilhadas (2019) de Luiz Rufino e Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro (2022) de Tássio Ferreira e descrevemos as aulas, bem como sua aplicação, utilizando um diário de campo. Os resultados que obtivemos com a sequência didática foram analisados a partir de dois questionários respondidos pelos estudantes participantes, como instrumento de coleta de dados. A trajetória desenvolvida revela que entre os estudantes há tanto resistências ao tema abordado quanto aproximações e demonstra que para fazer frente ao racismo religioso, a educação é o caminho. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to develop a didactic sequence for the Sociology curriculum focused on religious racism and Afro-Brazilian religions, with the goal of contributing to the implementation of Laws 10.639/03 and 11.645/08. The pedagogical intervention was carried out with second-year high school students at Escola Estadual José Bonifácio do Couto, located in the municipality of Alvinlândia, São Paulo. The literature review revealed a notable absence of this topic in schools, curricula, teacher training programs, and educational materials, including textbooks. We sought to identify academic works that address the tensions that arise when these religious themes enter the school setting. The research also highlighted the violence and persecution experienced by followers of African-based religions—manifestations of religious racism historically constructed since the colonial period. We designed a pedagogical intervention aimed at deconstructing the demonization of these religious traditions, challenging prejudice and discrimination, fostering reflection on racism in Brazilian society, and re-signifying the term macumba by valuing Afro-Brazilian myths, rituals, and liturgies. A specific methodology was adopted for the construction of the didactic sequence, inspired by the works Pedagogia das Encruzilhadas (2019) by Luiz Rufino and Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro (2022) by Tássio Ferreira. The lessons were described in detail, along with their implementation, and documented through a field journal. The outcomes of the didactic sequence were analyzed based on two questionnaires completed by the participating students, which served as the primary data collection instruments. The research reveals both resistance and openness among students regarding the topic; however, it affirms that education remains a crucial path in confronting religious racism. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo - Aspectos religiosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiões afro-brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism - Religious aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian religions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racism | - |
Título: dc.title | Racismo religioso e religiões afro-brasileiras nas escolas: uma sequência didática | - |
Título: dc.title | Religious racism and Afro-Brazilian religions in schools: a didactic sequence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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