O potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação inclusiva: vídeos curtos como proposta formativa e acessível

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBataliotti, Soellyn Elene-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMattar, Regina Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:19:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:19:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312325-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como ferramenta para promover a inclusão em sala de aula, bem como produzir e avaliar uma série de cinco vídeos curtos quanto ao seu potencial formativo. Pesquisa descritiva e exploratória, com delineamento quanti-qualitativo, desenvolvida junto a 30 professores de uma escola urbana de ensino fundamental regular de um município do Centro-Oeste paulista. A coleta de dados aconteceu em três momentos, entre os meses de setembro e de dezembro de 2024. No primeiro momento aplicou-se um questionário sobre o perfil sociodemográfico; a formação inicial e continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas de ensino e a competência digital para a utilização das Tecnologias Digitais como ferramenta para a promoção da inclusão em sala de aula e para a garantia da acessibilidade metodológica e do Design Inclusivo de Recursos Educacionais Digitais. Já no segundo momento, empregaram-se questões fechadas, amparadas em variáveis de avaliação de vídeos educativos, como: atração, compreensão, envolvimento, aceitação e mudança de ação. O último momento consistiu em um grupo focal on-line, para avaliar a eficácia da série de vídeos curtos. Os dados foram analisados por meio de números absolutos e relativos e da técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. O Parecer n. 7.029.498 declara a aprovação ética. Os resultados obtidos indicaram que os participantes, em sua maioria, eram mulheres cisgênero adultas e de idade intermediária, especialistas, professoras do ensino fundamental II, com mais de dez anos de atuação no ensino. Quanto ao nível de conhecimento para o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nas práticas de ensino e para a promoção da inclusão do público-alvo da educação especial, os professores se consideraram iniciantes e sem capacitação. Os professores expressaram crença no uso das Tecnologias Digitais como ferramenta para a promoção da inclusão escolar e as utilizavam em alguma medida, bem como possuíam interesse em uma série de vídeos curtos disponíveis em redes sociais sobre o tema. Os Recursos Educacionais Digitais eram pouco utilizados, e a criação desses recursos, considerando a acessibilidade metodológica e digital, foi limitada a algumas das participantes. Em relação à avaliação da série de vídeos, os professores avaliaram como interessante, com conteúdos objetivos, acessíveis e passíveis de serem aplicados à prática pedagógica, destinada a elas e alinhada a suas necessidades e expectativas, não indicando melhorias na qualidade do conteúdo dos vídeos. A avaliação da eficácia de vídeos curtos e informativos na sensibilização dos professores para o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação como ferramenta de inclusão escolar, evidenciada pelo Discurso do Sujeito Coletivo, foi representada por 23 ideias centrais oriundas do debate do grupo focal. Conclui-se com o estudo que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação foram reconhecidas como ferramenta para promover a inclusão em sala de aula e que a série de cinco vídeos curtos apresentou potencial formativo, no âmbito da sensibilização dos professores da educação básica quanto à temática e do acesso a informações teórico-conceituais.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to investigate the use of Digital Information and Communication Technologies as a tool to promote inclusion in the classroom, as well as to produce and evaluate a series of five short videos regarding their formative potential. This is a descriptive and exploratory study, with a quantitative-qualitative design, developed with 30 teachers from an urban elementary school in a municipality in the Midwest region of São Paulo state. Data collection took place in three stages, between September and December 2024. In the first stage, a questionnaire was administered to gather information on sociodemographic profile, initial and continuing education for the use of digital technologies in teaching practices, and digital competence for using digital technologies as a tool to promote inclusion in the classroom and ensure methodological accessibility and inclusive design of digital educational resources. In the second stage, closed-ended questions were used, supported by variables for evaluating educational videos, such as attraction, comprehension, engagement, acceptance, and action change. The last stage consisted of an online focus group, aimed at evaluating the effectiveness of the series of short videos. Data were analyzed using absolute and relative numbers and the Collective Subject Discourse analysis technique. The study received approval from the Ethics Committee, under the number 7,029,498. The results indicated that the participants were adult cisgender women, specialists, and elementary school teachers with more than ten years of teaching experience. Regarding their level of knowledge for using digital technologies in teaching practices and promoting inclusion of students with special needs, the teachers considered themselves beginners and lacked training. The teachers expressed their belief in the use of digital technologies as a tool for promoting school inclusion and used them to some extent, as well as showed interest in a series of short videos available on social media on the topic. Digital educational resources were underutilized, and the creation of these resources, considering methodological and digital accessibility, was limited to some participants. Regarding the evaluation of the video series, the teachers assessed it as interesting, with objective and accessible content that could be applied to pedagogical practice, tailored to their needs and expectations, and did not suggest improvements to the video content quality. The evaluation of the effectiveness of short and informative videos in sensitizing teachers to use digital technologies as a tool for school inclusion, as evidenced by the Collective Subject Discourse, was represented by 23 central ideas from the focus group debate. The study concludes that digital technologies were recognized as a tool to promote inclusion in the classroom and that the series of five short videos had formative potential, in the context of sensitizing basic education teachers to the topic and accessing theoretical-conceptual information.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312326-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and technology-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Título: dc.titleO potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação inclusiva: vídeos curtos como proposta formativa e acessível-
Título: dc.titleThe potential of digital information and communication technologies in inclusive education: short videos as a formative and accessible proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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