Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mauro, Claudia Fernanda de Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Margonari, Denise Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:37:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:37:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312301 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312301 | - |
Descrição: dc.description | De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016) há um aumento na expectativa de vida no Brasil, acompanhando um crescimento no número de idosos em nível mundial. Nesse sentido, tem se mostrado grande a necessidade de atividades voltadas para tal público. Seguindo essa tendência, as universidades brasileiras institucionalizaram, em 2001, a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, com o intuito de possibilitar o acesso de idosos à universidade e à promoção de conhecimento para essa população crescente. O ensino de língua estrangeira para a terceira idade ainda é algo pouco explorado, porém, a procura por parte de idosos que queiram aprender uma nova língua tem aumentado consideravelmente. Dessa forma, pretende-se, com esta pesquisa, investigar a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Italiano) na UNATI/UNESP/Araraquara, por meio da seleção, confecção e aplicação de recursos, materiais didáticos e atividades voltadas aos interesses do público-alvo, buscando a possibilidade de compreender as reais necessidades deles, com vistas a tornar as aulas mais agradáveis e produtivas. Aliando a teoria à prática, é possível contribuir para a produção de materiais relevantes voltados ao ensino-aprendizagem de idiomas para a terceira idade, auxiliando, motivando e ganhando a adesão do público-alvo. | - |
Descrição: dc.description | Secondo l'IBGE – Istituto Brasiliano di Geografia e Statistica (2016), c’è un aumento nell'aspettativa di vita in Brasile, acompagnando uma crescita della popolazione anziana a livello mondiale. In questo senso, si è dimostrato grande la necessità di attività per questo pubblico. Seguendo questa tendenza, le università brasiliane hanno istituzionalizzato, in 2001, il Nucleo dell' Università Aperta alla Terza Età, UNATI/UNESP, Campus de Araraquara, che si propone a possibilitare l’accesso al conoscimento a questa popolazione. L’insegnamento di lingue straniere agli anziani è ancora poco esplorato, però, il numero degli anziani che vogliono imparare uma nuova lingue cresce notevolmente. Quindi, si intende, com questa ricerca, analizzare la formazione degli insegnanti e l’insegnamento-apprendimento di lingue straniere (in questo caso, la língua italiana) nell’UNATI/UNESP/Araraquara, sulla base di selezione, produzione e applicazione di ricorsi, materiali didattici e attività volte a curare gli interessi del pubblico destinatario, cercando sempre di comprendere le sue necessità e, di questo modo, tornando le lezioni più piacevoli e produttive. anti che danno queste lezioni sono laureandi in italiano e concludenti del quarto anno del Corso di Lettere all' Unesp/ Araraquara. Finalmente, in questo lavoro discuteremo il processo della selezione dei contenuti e dei materiali didattici adatti al livello e agli interessi dei gruppi, oltre a presentare delle attività che si sono dimostrate piú interessanti Combinando la teoria con la pratica, è possibile contribuire per la produzione di materiali rilevanti dirottato all’insegnamento-apprendimento di lingue straniere per gli anziani, aiutando, motivando e conquistando il pubblico destinatario. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Italiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceira Idade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formazione degli insegnanti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insegnamento-apprendimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua Straniera | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua italiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terza età | - |
Título: dc.title | Formação de professores e ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade | - |
Título: dc.title | Formazione degli insegnanti e insegnamento-apprendimento della lingua italiana per gli anziani | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: