Formação de professores e ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauro, Claudia Fernanda de Campos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMargonari, Denise Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:37:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:37:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312301-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016) há um aumento na expectativa de vida no Brasil, acompanhando um crescimento no número de idosos em nível mundial. Nesse sentido, tem se mostrado grande a necessidade de atividades voltadas para tal público. Seguindo essa tendência, as universidades brasileiras institucionalizaram, em 2001, a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, com o intuito de possibilitar o acesso de idosos à universidade e à promoção de conhecimento para essa população crescente. O ensino de língua estrangeira para a terceira idade ainda é algo pouco explorado, porém, a procura por parte de idosos que queiram aprender uma nova língua tem aumentado consideravelmente. Dessa forma, pretende-se, com esta pesquisa, investigar a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Italiano) na UNATI/UNESP/Araraquara, por meio da seleção, confecção e aplicação de recursos, materiais didáticos e atividades voltadas aos interesses do público-alvo, buscando a possibilidade de compreender as reais necessidades deles, com vistas a tornar as aulas mais agradáveis e produtivas. Aliando a teoria à prática, é possível contribuir para a produção de materiais relevantes voltados ao ensino-aprendizagem de idiomas para a terceira idade, auxiliando, motivando e ganhando a adesão do público-alvo.-
Descrição: dc.descriptionSecondo l'IBGE – Istituto Brasiliano di Geografia e Statistica (2016), c’è un aumento nell'aspettativa di vita in Brasile, acompagnando uma crescita della popolazione anziana a livello mondiale. In questo senso, si è dimostrato grande la necessità di attività per questo pubblico. Seguendo questa tendenza, le università brasiliane hanno istituzionalizzato, in 2001, il Nucleo dell' Università Aperta alla Terza Età, UNATI/UNESP, Campus de Araraquara, che si propone a possibilitare l’accesso al conoscimento a questa popolazione. L’insegnamento di lingue straniere agli anziani è ancora poco esplorato, però, il numero degli anziani che vogliono imparare uma nuova lingue cresce notevolmente. Quindi, si intende, com questa ricerca, analizzare la formazione degli insegnanti e l’insegnamento-apprendimento di lingue straniere (in questo caso, la língua italiana) nell’UNATI/UNESP/Araraquara, sulla base di selezione, produzione e applicazione di ricorsi, materiali didattici e attività volte a curare gli interessi del pubblico destinatario, cercando sempre di comprendere le sue necessità e, di questo modo, tornando le lezioni più piacevoli e produttive. anti che danno queste lezioni sono laureandi in italiano e concludenti del quarto anno del Corso di Lettere all' Unesp/ Araraquara. Finalmente, in questo lavoro discuteremo il processo della selezione dei contenuti e dei materiali didattici adatti al livello e agli interessi dei gruppi, oltre a presentare delle attività che si sono dimostrate piú interessanti Combinando la teoria con la pratica, è possibile contribuire per la produzione di materiali rilevanti dirottato all’insegnamento-apprendimento di lingue straniere per gli anziani, aiutando, motivando e conquistando il pubblico destinatario.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectItaliano-
Palavras-chave: dc.subjectTerceira Idade-
Palavras-chave: dc.subjectFormazione degli insegnanti-
Palavras-chave: dc.subjectInsegnamento-apprendimento-
Palavras-chave: dc.subjectLingua Straniera-
Palavras-chave: dc.subjectLingua italiana-
Palavras-chave: dc.subjectTerza età-
Título: dc.titleFormação de professores e ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade-
Título: dc.titleFormazione degli insegnanti e insegnamento-apprendimento della lingua italiana per gli anziani-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.