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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Pâmela Christina Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:47:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:47:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312293 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetivou, através de uma interface literária-científica, discutir as concepções de formação contidas nos projetos políticos-pedagógicos interdisciplinares de cursos de Licenciatura em duas Universidades Federais do Estado de São Paulo concebidas no contexto do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), bem como compreender de que forma essas concepções estão desenhadas nos referidos cursos. Com a instituição do REUNI, em 2007, através do decreto nº 6.906 como uma ação integrante do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDE), a crescente expansão da oferta de cursos de graduação e, por conseguinte, a ampliação da criação dos cursos de Licenciatura, faz-se necessário refletir acerca da formação universitária e sobre a formação de professores por ela ofertada. De maneira concomitante, observamos a crescente da questão curricular e dos currículos interdisciplinares como estratégias de inovação no Ensino Superior. Isto posto, foi realizada uma reflexão teórica, conceitual e institucional sobre como a questão curricular/interdisciplinar é representada nos projetos políticos-pedagógicos (PPP) em cursos de licenciatura que possuem currículos definidos como interdisciplinares e analisar se estes documentos apresentam, de fato, concepções inovadoras – de currículo, de PPP, de curso e, principalmente, de formação de professores. Para tanto, foi através da abordagem qualitativa de cunho exploratório e documental e articulando literatura e ciência que investigamos quatro projetos de cursos de licenciatura, de duas universidades federais do estado de São Paulo, analisando primordialmente três categorias: a) a concepção de currículo e as matrizes curriculares apresentadas pelos cursos; b) a interdisciplinaridade e sua representação nos projetos e c) a concepção da formação de professores. Buscamos respaldo teórico e conceitual em Sacristán (2000; 2013), Veiga-Neto (1995), Phillipi Jr; Silva Neto (2011) e Phillipi Jr; Fernandes; Pacheco, (2016) para dissertar sobre currículo e interdisciplinaridade, bem como nos utilizaremos das contribuições de Santos (2004; 2005), Chauí (2001; 2003), Gatti (2010; 2014) e Xavier (2014) para orientar as reflexões sobre Universidade, Licenciaturas e sobre as Universidades Federais no contexto do REUNI, contemplando a Pedagogia Universitária (PU). A análise dos dados foi realizada de acordo com o método da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), ressaltando a indissociabilidade entre a questão curricular e a questão da interdisciplinaridade, bem como entendendo o PPP como a concretização do currículo e apontando as singularidades e sincronicidades encontradas nos projetos de diferentes cursos. Como resultado, a pesquisa revelou que, embora a interdisciplinaridade esteja prevista em dispositivos normativos e em discursos institucionais, sua implementação nos projetos pedagógicos permanece incipiente. Nesta direção, o estudo evidenciou a urgência da ressignificação dos currículos e dos projetos como instrumentos de transformação da docência e da discência, especialmente no que diz respeito à articulação entre as áreas do conhecimento e à superação de paradigmas tradicionais. | - |
Descrição: dc.description | This research aims, through a literary-scientific interface, to discuss the teacher training concepts contained in the interdisciplinary political-pedagogical projects of Degree courses at two Federal Universities in the State of São Paulo conceived in the context of REUNI (Support Program for Restructuring Plans and Expansion of Federal Universities), as well as understanding how these conceptions are projected in the aforementioned courses. With the establishment of REUNI, in 2007, through decree nº 6,906 as an integrated action of the National Development Plan (PDE), the increasing expansion of the offer of undergraduate courses and, consequently, the expansion of the creation of Degree courses, it is necessary to reflect on university education and the teacher training it offers. At the same time, we observe the growing issue of curriculum and interdisciplinary as innovation strategies in Higher Education. That said, this study has the specific objective of carrying out a theoretical, conceptual and institutional reflection on how the curricular/interdisciplinary issue is represented in political-pedagogical projects (PPP) in undergraduate courses that have their curriculum defined as interdisciplinary and to analyze whether these documents present, in fact, innovative concepts – of curriculum, PPP, courses and, mainly, teacher training. To this end, it is through a qualitative approach in an exploratory and documentary way, and articulating literature and science that we investigated four undergraduate course projects from two federal universities in the state of São Paulo, analyzing primarily three categories: a) the design of the curriculum and the curriculum matrices presented by the courses; b) interdisciplinarity in projects and c) the conception of teacher training. We sought theoretical and conceptual support in Sacristán (2000; 2013), Veiga-Neto (1995), Phillipi Jr; Silva Neto (2011) and Phillipi Jr; Fernandes; Pacheco, (2016) to talk about curriculum and interdisciplinarity, as well as using the contributions of Santos (2004; 2005), Chauí (2001; 2003), Gatti (2010; 2014) and Xavier (2014) to guide reflections on the University , Degrees and on Federal Universities in the context of REUNI, covering University Pedagogy (PU). Data analysis was carried out according to the Content Analysis method proposed by Bardin (2011), highlighting the inseparability between the curricular issue and the issue of interdisciplinarity, as well as understanding the PPP as the implementation of the curriculum and pointing out the singularities and synchronicities between the projects from different courses. As a result, the research revealed that although interdisciplinarity is embedded in regulatory frameworks and institutional discourse, its implementation within pedagogical projects remains incipient. Accordingly, the study underscored the urgent need to redefine these documents as instruments for transforming teaching and learning, particularly regarding the articulation among areas of knowledge and the overcoming of traditional paradigms. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación objetiva, a través de una interfaz científico-literaria, discutir los conceptos de formación contenidos en proyectos político-pedagógicos interdisciplinarios de carreras en grados de las Universidades Federales del Estado de São Paulo concebidos en el contexto de REUNI (Programa de Apoyo a los Planes de Reestructuración y Expansión de Universidades Federales), así como comprender cómo se proyectan estos conceptos en los cursos mencionados anteriormente. Con la creación de la REUNI, en 2007, mediante el decreto nº 6.906 como acción integrada del Plan Nacional de Desarrollo (PDE), se evidencia la creciente ampliación de la oferta de carreras de pregrado y, en consecuencia, la ampliación de la creación de cursos de profesores, siendo necesario reflexionar sobre la formación universitaria y la formación docente que se ofrece. Al mismo tiempo, observamos el crecente estudio del currículo y los currículos interdisciplinarios como estrategias de innovación en la Educación Superior. En otras palabras, esta investigación tiene como objetivo específico realizar una reflexión teórica, conceptual e institucional sobre cómo se representan las consideraciones curriculares/interdisciplinarias en los proyectos político-pedagógicos (PPP) en carreras de profesores que tienem sus currículos definidos como interdisciplinarios y si los documentos presentan, de hecho, conceptos innovadores – de currículo, PPP, cursos y, principalmente, formación docente. Para ello, es a través de un enfoque cualitativo de carácter exploratorio y documental y articulando literatura y ciencia que investigamos cuatro proyectos para cursos de pregrado en dos universidades federales del estado de São Paulo, analizando principalmente tres categorías: a) el curriculo e su diseño; b) la interdisciplinariedad y su representación y c) la concepción de la formación docente. Buscamos apoyo teórico y conceptual en Sacristán (2000; 2013), Veiga-Neto (1995), Phillipi Jr; Silva Neto (2011) y Phillipi Jr; Fernández; Pacheco, (2016) para hablar de currículo e interdisciplinariedad, Santos (2004; 2005), Chauí (2001; 2003), Gatti (2010; 2014) y Xavier (2014) para orientar reflexiones sobre la Universidad, Licenciaturas y Universidades Federales en el contexto de la REUNI, englobando la Pedagogía Universitaria (PU). El análisis de los datos se realizó según el método de Análisis de Contenido propuesto por Bardin (2011), resaltando la inseparabilidad entre curriculo e interdisciplinariedad, además de entender el PPP como la implementación del currículo e identificar las singularidades y sincronicidades entre proyectos de diferentes cursos. Como resultado, la investigación reveló que, aunque la interdisciplinariedad está incorporada en los marcos normativos y en el discurso institucional, su implementación en los proyectos pedagógicos sigue siendo incipiente. En este sentido, el estudio destacó la urgente necesidad de redefinir estos documentos como instrumentos para la transformación de la enseñanza y el aprendizaje, especialmente en lo que respecta a la articulación entre las áreas del conocimiento y a la superación de paradigmas tradicionales. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | REUNI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political-pedagogical project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinariedad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación de profesores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proyecto político-pedagógico | - |
Título: dc.title | Formação de professores: um estudo de projetos políticos pedagógicos interdisciplinares | - |
Título: dc.title | Teacher education: a study of interdisciplinary pedagogical political projects | - |
Título: dc.title | Formación de profesores: un estudio de proyectos políticos pedagógicos interdisciplinarios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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