Diretrizes para a audiodescrição das representações visuais da estatística: uma aplicação em tabelas e gráficos estatísticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Eliana Lúcia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Clementina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312251-
Descrição: dc.descriptionAutora: Maria Clementina de Oliveira Orientadora: Eliana Lúcia Ferreira Avaliação / validação: As audiodescrições que constam neste Recurso Educacional foram avaliadas por um grupo de vinte e dois profissionais audiodescritores e professores do Atendimento Educacional Especializado, sendo nove audiodescritores. Para validação foi construído um formulário no google forms com as audiodescrições, juntamente com as imagens, enviado por rede social. Ilustrações, diagramação e organização do conteúdo: Maria Clementina de Oliveira Instituição: Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista – UNESP Ano de publicação: 2025 Produção: Financiamento próprio Contato: maria.clementina@unesp.br;-
Descrição: dc.descriptionEste recurso educacional é resultado do trabalho dissertativo que tem por título: DIRETRIZES PARA O USO DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, desenvolvida pela autora para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Visa-se como objetivo principal contribuir com o processo de Educação Inclusiva divulgando a audiodescrição como recurso pedagógico imprescindível para uma aula inclusiva. Produzir materiais didáticos acessíveis, que sigam as orientações do Desenho Universal para Aprendizagem, demonstrando ao docente, opções, possibilidades, de diversificar a prática pedagógica, de forma que todos os educandos sejam agentes ativos no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, esse recurso apresenta estratégias, orientações, diretrizes em como o professor pode introduzir a AD como um recurso de acessibilidade em sua prática cotidiana, tornando-a um recurso de apoio, imprescindível para os aprendizes com deficiência sensorial, mas não somente, a todos que se beneficiarem de uma explicação mais detalhada, diretiva, das representações visuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312292-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAudiodescrição-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectGráficos-
Título: dc.titleDiretrizes para a audiodescrição das representações visuais da estatística: uma aplicação em tabelas e gráficos estatísticos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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