Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pedroso, Renato de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:25:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:25:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312234 | - |
Descrição: dc.description | Recurso Educacional apresentado como parte da pesquisa: Conflitos interpessoais na escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de Educação Física. Sendo uma coletânea de HQs produzidas por estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com temas relacionados às competências. | - |
Descrição: dc.description | E-book, com diagramação realizada no Canva, pelo autor, sendo uma coletânea de histórias em quadrinhas produzidas por estudantes de 9 a 10 anos sobre temas socioemocionais. | - |
Descrição: dc.description | Este recurso educacional reúne HQs curtas produzidas por crianças de 10 e 11 anos, com base em vivências, observações e discussões sobre temas socioemocionais. O material não se propõe como um guia ou manual para a aprendizagem socioemocional, mas sim como um recurso expressivo de escuta ativa, reflexão e provocação crítica sobre como essas competências são percebidas e expressas pelas crianças em seus contextos escolares, familiares e sociais. Em tempos em que a educação emocional tende a ser instrumentalizada como forma de controle de condutas, muitas vezes desconsiderando desigualdades, contextos e subjetividades, esta pesquisa se posiciona no sentido oposto. Dando protagonismo às vozes dos estudantes para que eles próprios digam o que sentem, pensam e enfrentam no cotidiano. Por meio da linguagem das HQs — acessível, criativa e potente — as crianças expressam, com autenticidade e criticidade, suas compreensões sobre empatia, raiva, perdão, amizade, frustração, medo, entre outros afetos e conflitos. A escolha por esse formato visa tanto o engajamento dos estudantes quanto a ampliação do repertório de linguagens pedagógicas capazes de tratar as emoções como parte da formação integral e crítica do sujeito. Este recurso também busca tensionar o uso superficial das CSE, muitas vezes reduzidas a slogans motivacionais ou cartilhas normativas. Ao trazer a perspectiva das crianças, Emoções em Quadrinhos convida educadores a refletirem sobre como as práticas pedagógicas podem de fato acolher, escutar, respeitar e dialogar com os afetos, em vez de silenciá-los ou domesticá-los. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
Formato: dc.format | - | |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | Conflitos Interpessoais na Escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de educação física. | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Interpessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções em crianças | - |
Título: dc.title | Emoções em quadrinhos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: