Emoções em quadrinhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPedroso, Renato de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:25:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:25:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312234-
Descrição: dc.descriptionRecurso Educacional apresentado como parte da pesquisa: Conflitos interpessoais na escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de Educação Física. Sendo uma coletânea de HQs produzidas por estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com temas relacionados às competências.-
Descrição: dc.descriptionE-book, com diagramação realizada no Canva, pelo autor, sendo uma coletânea de histórias em quadrinhas produzidas por estudantes de 9 a 10 anos sobre temas socioemocionais.-
Descrição: dc.descriptionEste recurso educacional reúne HQs curtas produzidas por crianças de 10 e 11 anos, com base em vivências, observações e discussões sobre temas socioemocionais. O material não se propõe como um guia ou manual para a aprendizagem socioemocional, mas sim como um recurso expressivo de escuta ativa, reflexão e provocação crítica sobre como essas competências são percebidas e expressas pelas crianças em seus contextos escolares, familiares e sociais. Em tempos em que a educação emocional tende a ser instrumentalizada como forma de controle de condutas, muitas vezes desconsiderando desigualdades, contextos e subjetividades, esta pesquisa se posiciona no sentido oposto. Dando protagonismo às vozes dos estudantes para que eles próprios digam o que sentem, pensam e enfrentam no cotidiano. Por meio da linguagem das HQs — acessível, criativa e potente — as crianças expressam, com autenticidade e criticidade, suas compreensões sobre empatia, raiva, perdão, amizade, frustração, medo, entre outros afetos e conflitos. A escolha por esse formato visa tanto o engajamento dos estudantes quanto a ampliação do repertório de linguagens pedagógicas capazes de tratar as emoções como parte da formação integral e crítica do sujeito. Este recurso também busca tensionar o uso superficial das CSE, muitas vezes reduzidas a slogans motivacionais ou cartilhas normativas. Ao trazer a perspectiva das crianças, Emoções em Quadrinhos convida educadores a refletirem sobre como as práticas pedagógicas podem de fato acolher, escutar, respeitar e dialogar com os afetos, em vez de silenciá-los ou domesticá-los.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCapes: 001-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationConflitos Interpessoais na Escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de educação física.-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência Interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectHistorias em quadrinhos na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções em crianças-
Título: dc.titleEmoções em quadrinhos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.