Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pedroso, Renato de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:40:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:40:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312233 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312233 | - |
Descrição: dc.description | Os conflitos são inerentes ao convívio em sociedade e, no ambiente escolar, enquanto campo cotidiano de relações sociais, desempenham papel fundamental no desenvolvimento e amadurecimento dos alunos. Quando abordados de forma adequada, podem tornar-se oportunidades de aprendizado. Contudo, é evidente a falta de maturidade e autonomia para a resolução adequada dos conflitos, que frequentemente ocorre por meio de intervenções autoritárias dos docentes, dificultando abordagens assertivas que considerem os direitos, sentimentos e opiniões dos envolvidos. Diante disso, este estudo teve como objetivo promover a autonomia dos alunos na resolução de conflitos e ressignificar as competências socioemocionais para aprimorar as relações interpessoais no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, envolvendo observações, questionários com as famílias e os alunos, rodas de conversa e produções de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso educativo. Participaram da pesquisa 32 estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 9 e 11 anos, e seus respectivos familiares (25 mães, 4 pais e 3 avós). Os dados obtidos indicam uma tendência à adoção de estratégias de resolução de conflitos de natureza mais submissa entre os estudantes e respostas mais assertivas por parte das famílias, ainda que focadas, em sua maioria, em soluções individuais. No entanto, é necessário considerar que os questionários, sobretudo aqueles com situações hipotéticas, podem induzir a respostas direcionadas, o que limita a possibilidade de conclusões definitivas. Assim, faz-se imprescindível uma leitura crítica desses dados, reconhecendo os limites metodológicos e a complexidade que envolve o agir humano em contextos reais de conflito. As intervenções pedagógicas com base nas competências socioemocionais revelaram-se eficazes no curto e médio prazo, evidenciando a importância do diálogo, da escuta e da expressão dos sentimentos como caminhos para escolhas mais conscientes e relações mais saudáveis. Conclui-se que a Educação Física, ao articular competências socioemocionais e pedagogia crítica, pode consolidar-se como espaço fértil para a promoção da autonomia, do pensamento crítico e da resolução democrática dos conflitos, contribuindo para uma formação escolar mais humanizadora e transformadora. | - |
Descrição: dc.description | Conflicts are inherent to social coexistence, and within the school environment, as a daily field of social relations, they play a fundamental role in students’ development and maturation. When addressed appropriately, they can become opportunities for learning. However, there is an evident lack of maturity and autonomy in conflict resolution, which often occurs through authoritarian interventions by teachers, making it difficult to implement assertive approaches that consider the rights, feelings, and perspectives of those involved. This study aimed to promote students' autonomy in conflict resolution and to reframe socio-emotional competencies to improve interpersonal relationships within the school context. The research adopted a qualitative approach, through action research, involving observations, questionnaires with families and students, discussion circles, and the creation of comic strips (HQs) as an educational resource. The study involved a total of 32 students from 4th and 5th grades (ages 9 to 11) and their respective family members (25 mothers, 4 fathers, and 3 grandmothers). The data revealed a tendency among students to adopt more submissive conflict resolution strategies, while families provided more assertive, though predominantly individual-focused, responses. It is important to note, however, that questionnaires, especially those based on hypothetical situations, may lead to directed answers, limiting the possibility of definitive conclusions. Thus, a critical reading of the data is essential, acknowledging methodological limitations and the complexity of human behavior in real conflict contexts. The pedagogical interventions based on socio-emotional competencies proved effective in the short and medium term, highlighting the importance of dialogue, active listening, and emotional expression as pathways to more conscious decision-making and healthier relationships. It is concluded that physical education, by articulating socio-emotional competencies and critical pedagogy, can become a fertile ground for promoting autonomy, critical thinking, and the democratic resolution of conflicts, contributing to a more humanizing and transformative educational process. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Interpessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpersonal conflicts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-emotional skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | Conflitos interpessoais na escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de educação física | - |
Título: dc.title | Interpersonal conflicts at school: dialoguing about autonomy and social-emotional competencies in physical education classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: