Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rumenos, Nijima Novello | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavarzere Junior, Vagner Aparecido | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Gabriel Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Giulia Funari de | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Raquel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:30:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:30:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312218 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to propose the development of an educational guide aimed at 7th-grade middle school students, addressing topics such as ecological literacy and the appreciation of local fauna especially anuran amphibians, their diversity, physiology, behavior, and the main threats to their conservation. The material also covers aspects of the biomes and phytophysiognomies of the São Manuel region, in the state of São Paulo, southeastern Brazil. Sampling was carried out at the São Manuel Experimental Farm, which belongs to the Júlio de Mesquita Filho State University (UNESP). This site is already used for environmental trails with students. The surveys took place on January 12 and 26, 2025, between 5:00 p.m. and midnight. The adopted methodology consisted of transects through active searches, conducted by visual encounters and subsequently the identification of vocalizations, in which 10 species were recorded. This initiative aimed to address the lack of content about amphibians in school curricula, combat myths, and promote environmental conservation through contextualized science education. The project values active learning in non-formal spaces and proposes the use of the guide during ecological trails, contributing to a contextualized and meaningful science education. Moreover, the proposal falls within the field of science communication by translating academic knowledge into accessible language, thus bringing the school community closer to local scientific production. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo propor a elaboração de um guia didático voltado para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental e promove assuntos como alfabetização ecológica e a valorização da fauna local, especialmente os anfíbios anuros, sua diversidade, fisiologia e comportamento e as principais ameaças à sua conservação. O material também contempla aspectos dos biomas e fitofisionomias da região de São Manuel, São Paulo, no sudeste do Brasil. As amostragens foram realizadas na Fazenda Experimental São Manuel, pertencente à Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), local já utilizado para trilhas ambientais com estudantes, as amostragens foram realizadas nos dias 12 e 26 de Janeiro de 2025 no período das 17h até 00h. A metodologia adotada consistiu em transecções por busca ativa, realizadas por encontros visuais e posteriormente a identificação das vocalizações, onde foram registradas 10 espécies. A iniciativa visou suprir a escassez de conteúdos sobre anfíbios nos currículos escolares, combater mitos e promover a conservação ambiental por meio da educação científica contextualizada. O trabalho valoriza a aprendizagem ativa em espaços não formais e propõe o uso do guia em trilhas ecológicas, contribuindo para o ensino de Ciências de forma contextualizada e significativa. Além disso, a proposta se insere no campo da divulgação científica ao traduzir o conhecimento acadêmico em linguagem acessível, aproximando a comunidade escolar da produção científica local. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anfíbios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anuros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências- Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade-Conservação | - |
Título: dc.title | Guia didático de anuros da fazenda de São Manuel | - |
Título: dc.title | Educational guide to frogs on the São Manuel farm | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: