Interfaces entre Filosofia da Química e Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações no debate sobre o realismo

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Autor(es): dc.contributorMassi, Luciana-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorColturato, Andriel Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:49:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:49:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312211-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/2597045465294002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4769-4308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312211-
Descrição: dc.descriptionPara a Pedagogia Histórico-Crítica, uma teoria pedagógica marxista, a transmissão dos conteúdos científicos historicamente sistematizados tem um significado político de transformação social na medida em que eles auxiliam no desenvolvimento da concepção de mundo dos estudantes. Considerando esse significado político, uma das tarefas para o desenvolvimento dessa teoria pedagógica no campo no ensino de química é mostrar que a realidade existe objetivamente, o que envolve conceber a realidade como existente independentemente da consciência humana e que a verdade pode ser alcançada. No campo da Filosofia da Química, esse debate remete ao tema do realismo científico, o qual apresenta questões sobre a existência objetiva das entidades materiais da química. Buscando contribuir com esse debate no âmbito da Pedagogia Histórico-Crítica, o objetivo deste estudo é definir posicionamentos filosóficos fundamentais para a abordagem do conteúdo químico fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e no debate realismo científico/materialismo presente área da Filosofia da Química e na filosofia da ciência marxista. Realizou-se estudos de natureza conceitual, sendo um deles uma revisão bibliográfica sistemática de artigos de Filosofia da Química que tratam do tema realismo. Como resultados, com base no pensamento de Dermeval Saviani, defende-se a necessidade de uma avaliação da coerência entre teoria filosófica da química e teoria pedagógica tendo como referência a base filosófica da teoria educacional. Em seguida, partindo de uma caracterização do debate sobre o realismo existente no campo da Filosofia da Química, estabeleceu-se distanciamentos e aproximações dessa área com a Pedagogia Histórico-Crítica, destacando problemas filosóficos referentes ao realismo. Por fim, uma análise sobre o realismo e o materialismo foi realizada em Para uma Ontologia do Ser Social de György Lukács e em artigos científicos do filósofo da química Rein Vihalemm. A análise desses autores nos permitiu definir implicações para o ensino de química e posicionamentos filosóficos fundamentais do realismo materialista, bem como propor reflexões sobre a abordagem dos conteúdos químicos. Foi possível estabelecer sete posicionamentos filosóficos, que dizem respeito: à existência da realidade independente da consciência; à objetividade e não neutralidade da ciência; ao caráter provisório das teorias; ao critério do realismo fundamentado na prática; ao caráter dual da ciência; à oposição ao pragmatismo; à oposição ao pluralismo ontológico e epistemológico. Conclui-se que os posicionamentos filosóficos desenvolvidos podem auxiliar na abordagem dos conteúdos químicos, inclusive pela historicização desses conteúdos, desde que sejam incorporados de modo intencional e indireto no ensino de química, contribuindo para o desenvolvimento da concepção de mundo dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionFor Historical-Critical Pedagogy, a Marxist pedagogical theory, the transmission of historically systematized scientific content holds a political meaning of social transformation insofar as it contributes to the development of students’ worldview. Considering this political significance, one of the tasks in developing this pedagogical theory within the field of chemistry education is to demonstrate that reality exists objectively. This involves conceiving reality as existing independently of human consciousness and affirming that truth can be attained. In the field of the Philosophy of Chemistry, this debate refers to the theme of scientific realism, which raises questions regarding the objective existence of the material entities of chemistry. Aiming to contribute to this debate within the scope of Historical-Critical Pedagogy, the objective of this study is to define fundamental philosophical positions for approaching chemical content based on Historical-Critical Pedagogy and the debate on scientific realism/materialism present in the Philosophy of Chemistry and marxist philosophy of science. Conceptual studies were conducted, including a systematic literature review of articles in the Philosophy of Chemistry addressing the theme of realism. As results, based on the thought of Dermeval Saviani, the study argues for the necessity of evaluating the coherence between the philosophical theory of chemistry and the pedagogical theory, using the philosophical foundation of the educational theory as a reference. Subsequently, starting from a characterization of the realism debate in the field of the Philosophy of Chemistry, the study establishes both divergences and convergences between this field and Historical-Critical Pedagogy, highlighting philosophical issues related to realism. Finally, an analysis of realism and materialism was carried out through Ontology of Social Being by György Lukács and scientific articles by the philosopher of chemistry Rein Vihalemm. The analysis of these authors enabled the definition of implications for chemistry teaching and of fundamental philosophical positions grounded in materialist realism, as well as proposing reflections on how chemical content should be approached. Seven philosophical positions were identified, concerning: the existence of reality independent of consciousness; the objectivity and non-neutrality of science; the provisional nature of scientific theories; the criterion of realism grounded in practice; the dual character of science; opposition to pragmatism; and opposition to ontological and epistemological pluralism. It is concluded that the philosophical positions developed herein may support the approach to chemical content, including through its historicization, provided they are incorporated into chemistry teaching in an intentional and indirect manner, thereby contributing to the development of students’ worldview.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Química-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Critical Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of Chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Palavras-chave: dc.subjectRealism-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialism-
Título: dc.titleInterfaces entre Filosofia da Química e Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações no debate sobre o realismo-
Título: dc.titleInterfaces between Philosophy of Chemistry and Historical-Critical Pedagogy: preliminary insights into the debate on realism-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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