Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nardi, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, João Paulo Camargo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312186 | - |
Descrição: dc.description | O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos referentes ao estágio de Pós-doutorado desenvolvido junto ao grupo e pesquisa em ensino de Ciências – GPEC vinculado ao Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e a Faculdade de Ciências da UNESP – Bauru. Como principal resultado foi possível evidenciar características da identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos principalmente a partir de entrevistas realizadas com seis (6) professores engenheiros que atuam como professores no ensino superior em uma Universidade Federal no Estado do Paraná. Entre as características destacamos que a construção de suas identidades como Engenheiros e Professores se relaciona principalmente com os temas: (i) lugares e cenas; (ii) eventos na infância, a influência da família e o papel da curiosidade; (iii) a pessoas e momentos da vida pessoal e profissional que contribuíram para o caminho na docência; (iv) a visão da sala de aula e suas relações dentro deste contexto e por último (iv) a sala de aula o ser professor e o ser engenheiro. Os resultados obtidos foram publicados em um artigo como um capítulo de livro denominado “A Identidade e as Narrativas dos Professores de Engenharia”, no livro da série Educação para a Ciência com o título “Formação de Educadores em Ciência e Matemática: Estreitando as Relações entre Ensino e Pesquisa”. Em cada tema descrita acima pudemos identificar características, fatores e elementos da identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Outro resultado refere-se à produção de um artigo submetido ao European Journal of Engineering Education. Também com o objetivo de identificar características, elementos e fatores que pudessem caracterizar a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Com os procedimentos analíticos adotados foi possível identificar dois temas principais que caracterizam o que significa ser professor e a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Os temas resultados são: 1) Ser professor e fazer sempre o melhor (To be a teacher and always to do the best) e 2) Ser professor e ser muitas outras coisas (To be a teacher and to be many other things). Como resultado secundário realizou-se um estudo que proporcionou obter em uma visão geral sobre a temática identidade do professor a partir de um levantamento realizado em revistas cientificas em língua inglesa. Este estudo possibilitou caracterizar principais temas vinculados a pesquisa sobre a identidade do professor, entre eles destaca-se: (1) o desafio de estabelecer uma definição e conceituação sobre a identidade do professor; (2) os fatores contextuais e as experiências de ensino; (3) o conceito de self, o autoconceito e a identidade; (4) as narrativas, os discursos e as histórias de vida do professor e a identidade; (5) o papel das emoções, sentimentos e reflexões na construção da identidade docente; (6) o papel da agencia na identidade do professor. É importante destacar que as pesquisas a respeito da identidade do professor Engenheiro é muito embrionária, seja na comunidade de pesquisa em ensino/educação nacional ou internacional. Portanto essa investigação realizada poderá se configurar em uma nova linha de pesquisa dentro da formação de professores e em particular no ensino de Engenharia. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | CNPq - 160758/2019 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade do Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento profissional docente de professores de engenharias: identidade, mudança e as práticas na sala de aula diante de inovações pedagógicas e curriculares | - |
Título: dc.title | Professional development of engineering teachers: identity, change and classroom practices in the face of pedagogical and curricular innovations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: