O desenvolvimento profissional docente de professores de engenharias: identidade, mudança e as práticas na sala de aula diante de inovações pedagógicas e curriculares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNardi, Roberto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina-
Autor(es): dc.creatorLima, João Paulo Camargo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312186-
Descrição: dc.descriptionO presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos referentes ao estágio de Pós-doutorado desenvolvido junto ao grupo e pesquisa em ensino de Ciências – GPEC vinculado ao Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e a Faculdade de Ciências da UNESP – Bauru. Como principal resultado foi possível evidenciar características da identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos principalmente a partir de entrevistas realizadas com seis (6) professores engenheiros que atuam como professores no ensino superior em uma Universidade Federal no Estado do Paraná. Entre as características destacamos que a construção de suas identidades como Engenheiros e Professores se relaciona principalmente com os temas: (i) lugares e cenas; (ii) eventos na infância, a influência da família e o papel da curiosidade; (iii) a pessoas e momentos da vida pessoal e profissional que contribuíram para o caminho na docência; (iv) a visão da sala de aula e suas relações dentro deste contexto e por último (iv) a sala de aula o ser professor e o ser engenheiro. Os resultados obtidos foram publicados em um artigo como um capítulo de livro denominado “A Identidade e as Narrativas dos Professores de Engenharia”, no livro da série Educação para a Ciência com o título “Formação de Educadores em Ciência e Matemática: Estreitando as Relações entre Ensino e Pesquisa”. Em cada tema descrita acima pudemos identificar características, fatores e elementos da identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Outro resultado refere-se à produção de um artigo submetido ao European Journal of Engineering Education. Também com o objetivo de identificar características, elementos e fatores que pudessem caracterizar a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Com os procedimentos analíticos adotados foi possível identificar dois temas principais que caracterizam o que significa ser professor e a identidade dos professores engenheiros participantes da pesquisa. Os temas resultados são: 1) Ser professor e fazer sempre o melhor (To be a teacher and always to do the best) e 2) Ser professor e ser muitas outras coisas (To be a teacher and to be many other things). Como resultado secundário realizou-se um estudo que proporcionou obter em uma visão geral sobre a temática identidade do professor a partir de um levantamento realizado em revistas cientificas em língua inglesa. Este estudo possibilitou caracterizar principais temas vinculados a pesquisa sobre a identidade do professor, entre eles destaca-se: (1) o desafio de estabelecer uma definição e conceituação sobre a identidade do professor; (2) os fatores contextuais e as experiências de ensino; (3) o conceito de self, o autoconceito e a identidade; (4) as narrativas, os discursos e as histórias de vida do professor e a identidade; (5) o papel das emoções, sentimentos e reflexões na construção da identidade docente; (6) o papel da agencia na identidade do professor. É importante destacar que as pesquisas a respeito da identidade do professor Engenheiro é muito embrionária, seja na comunidade de pesquisa em ensino/educação nacional ou internacional. Portanto essa investigação realizada poderá se configurar em uma nova linha de pesquisa dentro da formação de professores e em particular no ensino de Engenharia.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionCNPq - 160758/2019-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade do Professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Título: dc.titleO desenvolvimento profissional docente de professores de engenharias: identidade, mudança e as práticas na sala de aula diante de inovações pedagógicas e curriculares-
Título: dc.titleProfessional development of engineering teachers: identity, change and classroom practices in the face of pedagogical and curricular innovations-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.