Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Falcondes José Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Mateus Marcoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:16:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:16:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312167 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe ao desenvolvimento de tecnologia de armazenamento e fluxo de potência focado em VE veículo elétrico (VE) leve com foco no sistema de tração híbrido que combina baterias de íon de lítio e supercapacitores. Explorando tecnologias de ponta, o estudo visa implementar desempenho, eficiência e autonomia em um kart elétrico experimental com potencial tecnológico de implementação a trabalhos futuros em um veículo de passeio. A pesquisa envolve uma revisão abrangente do setor automotivo de veículos elétricos: tecnologias de baterias e supercapacitores em diferentes configurações, máquinas elétricas, técnicas de controle e alguns padrões já estabelecidos no mercado automotivo. O trabalho se concentra no fluxo de potência necessário para operar uma máquina elétrica EMRAX 188, uma máquina síncrona de fluxo axial, exigindo compatibilidade elétrica entre os dispositivos de armazenamento, conversor bidirecional e o inversor. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes the development of energy storage and power flow technology focused on a light electric vehicle (EV), with emphasis on a hybrid traction system combining lithium-ion batteries and supercapacitors. By exploring state-of-the-art technologies, the study aims to enhance performance, efficiency, and driving range in an experimental electric go-kart, with technological potential for future implementation in a passenger vehicle. The research includes a comprehensive review of the electric vehicle sector: battery and supercapacitor technologies in various configurations, electric machines, control strategies, and established standards in the automotive market. The work focuses on the power flow required to operate an EMRAX 188 electric machine, an axial flux synchronous motor, requiring electrical compatibility among the storage devices, bidirectional converter, and inverter. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Outra | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Descrição: dc.description | FEPISA | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversor CC-CC Bidirecional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos Elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supercapacitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bateria de Li-Ion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máquina Síncrona de Fluxo Axial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bidirectional DC-DC Converter | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supercapacitors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric Vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Li-Ion Battery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Axial Flux Synchronous Machine | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de veículo elétrico leve com tração híbrida Li-íon/supercapacitores: desafios e tendências do setor automotivo elétrico | - |
Título: dc.title | Development of a light electric vehicle with Li-Ion/supercapacitor hybrid traction: challenges and trends in the electric automotive sector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: