
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:11:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:11:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312165 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312165 | - |
| Descrição: dc.description | Os problemas de saúde são intrínsecos à humanidade. Desde a dimensão biológica, quando o corpo humano é invadido por minúsculos corpos estranhos e reage com respostas imunológicas, até acidentes durante as atividades diárias que temos que realizar para reproduzir a vida. Porém, o adoecimento não ocorre sob as mesmas condições por toda a nossa história. Qual seria a relação do trabalho escolar com o adoecimento dos professores? Os sujeitos desse processo estabelecem relações entre o trabalho realizado e o adoecimento? O objetivo geral desta pesquisa é compreender a relação entre trabalho e adoecimento dos professores da rede municipal de Rio Claro/SP e para isso realizamos um aprofundamento teórico sobre trabalho docente e função social da escola na sociedade capitalista; analisamos a relação entre adoecimento docente e condições de trabalho; identificamos e analisamos de que forma os professores compreendem o seu próprio processo de adoecimento. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, partindo dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, que utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura, levantamento bibliográfico e aplicação de questionário com os professores da rede municipal de Rio Claro. Chegou-se à conclusão de que o adoecimento docente é um subproduto da função social da escola capitalista e que os professores adoecem conforme aumentam sua jornada de trabalho, independente da faixa etária, faixa salarial, do tempo de rede e etc., embora as especificidades tragam diferenças. Depressão e ansiedade foram as doenças mais encontradas entre os professores. | - |
| Descrição: dc.description | Health problems are intrinsic to humanity. From the biological dimension, when the human body is invaded by tiny foreign bodies and reacts with immunological responses, to accidents during the daily activities we have to perform to reproduce life. However, illness does not occur under the same conditions throughout our history. What is the relationship between school work and teachers' illness? Do the subjects of this process establish relationships between the work performed and illness? In order to seek to answer these questions, this research aims to understand the relationship between work and illness among teachers in the municipal school system of Rio Claro/SP, identifying and analyzing how teachers understand their own process of illness, carrying out a theoretical deepening on teaching work and the social function of schools in capitalist society. The research will be qualitative in nature, based on the assumptions of historical-dialectical materialism, with a bibliographic survey and application of a questionnaire to teachers in the municipal school system of Rio Claro. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doença | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Função social da escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Illness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social function of schools | - |
| Título: dc.title | Trabalho docente e adoecimento: um estudo com professores da rede pública municipal de Rio Claro/SP | - |
| Título: dc.title | Teaching work and illness: a study with teachers from the public school system in Rio Claro/SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: