Gestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no âmbito da gestão do conhecimento organizacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Cássia Regina Bassan de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Everaldo Henrique dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312152-
Descrição: dc.descriptionAs tecnologias da informação e comunicação midiática são ferramentas que propiciam o armazenamento, acesso, uso e compartilhamento de dados e informação nos mais diversos formatos e contextos organizacionais. Portanto, o problema de pesquisa está vinculado às seguintes questões: Como as tecnologias da informação e comunicação midiática contribuem no processo de construção de conhecimento? A definição de aspectos relevantes de gestão e uso de tecnologias informacionais são relevantes para o desenvolvimento organizacional? O objetivo desta tese de doutorado é analisar e propor um conjunto de aspectos relevantes de gestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no processo de gestão do conhecimento organizacional. De tal modo, as organizações poderão fazer bom e devido uso dessas ferramentas informacionais, agregando vantagens competitivas e que contribuirão com o desenvolvimento das organizações. Para tanto, na metodologia de análise e construção de representações conceituais, utilizou-se o método Estudo de Caso de Yin (2010). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e natureza qualiquantitativa. Frente os resultados, desenvolveu-se na seção 8 os aspectos relevantes de gestão e uso de tecnologias da informação e comunicação midiática no processo de gestão do conhecimento, a qual contempla, contextos organizacionais, culturais, comportamentais e conceitos de tecnologias midiáticas e gestão do conhecimento para o contexto organizacional. Ainda, os resultados mostraram que a empresa privada pesquisada utiliza as tecnologias da informação e comunicação midiática com o propósito de facilitar na organização de informações, comunicações entre os colaboradores, ações cotidianas e, também, no armazenamento de informação para posteriores tomadas de decisão relacionadas ao microambiente e macroambiente. Portanto, o Estudo de Caso foi essencial na obtenção de informações estratégicas para a construção dos resultados. Nesse viés, buscou-se evidenciar nesta pesquisa maior clareza dos processos de gerenciamento de tecnologias no ambiente empresarial, expondo maneiras eficazes de melhor aproveitamento do uso das tecnologias midiáticas, ainda, no processo de gestão do conhecimento. Assim, as tecnologias da informação e comunicação midiática apresentam-se mais do que ferramentas do cotidiano, são tecnologias propiciadoras de conhecimentos, os quais podem ser transformados em vantagens competitivas e de utilização relevante para as organizações-
Descrição: dc.descriptionInformation and media communication technologies are tools that enable the storage, access, use, and sharing of data and information in a wide variety of formats and organizational contexts. Therefore, the research problem is linked to the following questions: How do information and media communication technologies contribute to the knowledge construction process? Is the definition of relevant aspects of information technology management and use relevant to organizational development? The objective of this doctoral thesis is to analyze and propose a set of relevant aspects of information and media communication technology management and use in the organizational knowledge management process. This way, organizations can make effective and appropriate use of these information tools, gain competitive advantages and contribute to organizational development. To this end, Yin's (2010) case study method was used in the methodology for analysis and construction of conceptual representations. This is a descriptive, exploratory, and qualitative-quantitative study. Based on the results, Section 8 developed relevant aspects of the management and use of information and media communication technologies in the knowledge management process, which encompasses organizational, cultural, and behavioral contexts, as well as concepts of media technologies and knowledge management within the organizational context. Furthermore, the results showed that the private company studied uses information and media communication technologies to facilitate information organization, communication among employees, daily activities, and information storage for later decision-making related to the micro- and macro-environment. Therefore, the Case Study was essential in obtaining strategic information for the construction of the results. In this context, this research sought to provide greater clarity on technology management processes in the business environment, exposing effective ways to better utilize media technologies in the knowledge management process. Thus, information and media communication technologies are more than just everyday tools; they are knowledge-enabling technologies that can be transformed into competitive advantages and relevant uses for organizations-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887.177886/2025-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia midiática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectMedia technology-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communications technology-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational change-
Título: dc.titleGestão e uso das tecnologias da informação e comunicação midiática no âmbito da gestão do conhecimento organizacional-
Título: dc.titleManagement and use of information and media communication technologies in the context of organizational knowledge management-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.