Agroecologia na escola pública: a relação entre alimentação orgânica e o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAgudo, Marcela de Moraes (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorCintra, Renata Maria Galvão de Campos (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGomes, Beatriz de Lima-
Autor(es): dc.creatorCouto, Cecília-
Autor(es): dc.creatorVieira, Eric Antonio-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Maria Eduarda-
Autor(es): dc.creatorMartins, Rodrigo Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:36:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:36:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312121-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa a inserção de conteúdos acerca da agroecologia e da alimentação no currículo de Ciências do estado de São Paulo, problematizando as concepções que emergem nesse contexto. Fundamentada em uma abordagem qualitativa de matriz crítica, a investigação articula análise documental do Currículo Paulista, tensionando a relação entre a educação científica hegemônica e a construção de saberes socialmente referenciados. Considerando que a ciência moderna consolidou-se como forma dominante de produção de conhecimento nas sociedades globalizadas, a pesquisa propõe a necessidade de uma ecologia de saberes que rompa com a lógica hierárquica e promova diálogos interculturais e epistemológicos. A agroecologia, compreendida como ciência, prática e movimento social, é abordada como possibilidade de reconfiguração curricular, comprometida com a sustentabilidade, a justiça socioambiental e a emancipação dos sujeitos. A partir da descrição e da análise dos dados, buscou-se refletir sobre as potencialidades da integração crítica entre o ensino de Ciências e a agroecologia, com vistas a uma formação escolar capaz de fomentar práticas educativas comprometidas com a transformação social. O Currículo Paulista não possui em sua estrutura os conceitos específicos de ecologia e meio ambiente, por exemplo, bem como educação ambiental e tampouco agroecologia, o que revela uma incipiente organização no que diz respeito aos conteúdos sobre alimentação, agroecologia e educação ambiental. Este trabalho, portanto, propõe-se como uma contribuição à consolidação de uma educação pública, crítica, emancipatória e ancorada em princípios de justiça socioambiental. A partir disso, evidenciou-se a necessidade da elaboração de uma proposta de organização e sequenciamento de conteúdos considerando a importância do ensino dos conteúdos científicos, de acordo com a pedagogia histórico-crítica, que envolvesse a agroecologia e ensino de Ciências pautada na segurança e soberania alimentar.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación analiza la incorporación de contenidos sobre agroecología y alimentación en el currículo de Ciencias del estado de São Paulo, problematizando las concepciones que emergen en dicho contexto. Basada en un enfoque cualitativo de matriz crítica, la investigación articula un análisis documental del Currículo Paulista, tensionando la relación entre la educación científica hegemónica y la construcción de saberes socialmente referenciados. Considerando que la ciencia moderna se consolidó como forma dominante de producción de conocimiento en las sociedades globalizadas, se propone la necesidad de una ecología de saberes que rompa con la lógica jerárquica y promueva diálogos interculturales y epistemológicos. La agroecología, comprendida como ciencia, práctica y movimiento social, se aborda como una posibilidad de reconfiguración curricular comprometida con la sostenibilidad, la justicia socioambiental y la emancipación de los sujetos. A partir de la descripción y el análisis de los datos, se busca reflexionar sobre las potencialidades de una integración crítica entre la enseñanza de las Ciencias y la agroecología, con miras a una formación escolar capaz de fomentar prácticas educativas comprometidas con la transformación social. El Currículo Paulista no contempla en su estructura conceptos específicos como ecología y medio ambiente, ni educación ambiental, ni tampoco agroecología, lo que revela una organización incipiente en lo que respecta a contenidos sobre alimentación, agroecología y educación ambiental. Este trabajo, por tanto, se propone como una contribución a la consolidación de una educación pública, crítica, emancipadora y anclada en principios de justicia socioambiental. En este sentido, se evidenció la necesidad de elaborar una propuesta de organización y secuenciación de contenidos que considere la importancia de la enseñanza de los contenidos científicos, de acuerdo con la pedagogía histórico-crítica, que involucre la agroecología y una enseñanza de las Ciencias basada en la seguridad y soberanía alimentaria.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzes the integration of agroecology and food-related content into the Science curriculum of the state of São Paulo, problematizing the underlying conceptions that emerge in this context. Grounded in a qualitative approach with a critical framework, the study conducts a document analysis of the Currículo Paulista, exploring the tensions between hegemonic scientific education and the construction of socially grounded knowledge. Given that modern science has been established as the dominant mode of knowledge production in globalized societies, this research highlights the need for an ecology of knowledge that breaks with hierarchical logic and fosters intercultural and epistemological dialogues. Agroecology, understood as a science, practice, and social movement, is addressed as a potential means for curricular reconfiguration aligned with sustainability, socio-environmental justice, and human emancipation. Through data description and analysis, the study seeks to reflect on the potential of critically integrating Science education with agroecology, aiming at a school education capable of fostering transformative educational practices. The Currículo Paulista lacks specific concepts such as ecology, environment, environmental education, and agroecology within its structure, revealing an incipient organization regarding content on food, agroecology, and environmental education. Therefore, this work proposes a contribution to the consolidation of a public, critical, emancipatory education grounded in socio-environmental justice. It also underscores the need to develop a content organization and sequencing proposal that values the teaching of scientific knowledge, according to historical-critical pedagogy, involving agroecology and Science education based on food security and sovereignty.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça socioambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza de las Ciencias-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducación crítica-
Palavras-chave: dc.subjectJusticia socioambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecology-
Palavras-chave: dc.subjectScience Education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-environmental Justice-
Título: dc.titleAgroecologia na escola pública: a relação entre alimentação orgânica e o ensino de ciências-
Título: dc.titleAgroecology in public schools: the relationship between organic food and science education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.