
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Menezes, Miguel Angelo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Cesar Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:44:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:44:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312075 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312075 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como principal finalidade a exploração e análise do funcionamento das estratégias de calibração de motores de injeção eletrônica programável para um motor de combustão interna de um veículo formula SAE. A calibração de motores é uma área ampla quando se trata da otimização e estudo para compreender o comportamento de um motor a combustão interna. Para isso, ao longo do presente trabalho são estudadas algumas estratégias de calibração que também são utilizadas no meio industrial, mas com particularidades, devido a injeção programável, que a equipe possui até o presente momento, fazendo o uso das ferramentas TUNERSTUDIO para a calibração e do MEGALOGVIWER para interpretação e análise dos dados, de modo que em futuros trabalhos essas estratégias possam ser refinadas e aprimoradas. Como resultado do presente trabalho e das análises e das estratégias de calibração realizadas, portanto, resultaram algumas ferramentas importantes, de modo que a equipe futuramente possa explorar ainda mais e compreender, como o sistema como um todo irá responder, conforme sejam realizadas modificações na calibração, visando extrair um melhor de desempenho e uma maior confiabilidade do sistema de funcionamento do motor. | - |
| Descrição: dc.description | The main purpose of this work is to explore and analyze the operation of programmable electronic fuel injection engine calibration strategies for an internal combustion engine in a Formula SAE vehicle. Engine calibration is a broad area when it comes to optimizing and studying the behaviour of an internal combustion engine. To this end, throughout this work we will study some calibration strategies that are also used in the industrial environment, but with particularities due to the programmable injection that the team has so far, using the TUNERSTUDIO tools for calibration and MEGALOGVIWER for data interpretation and analysis so that in future work these strategies can be refined and improved. As a result of this work and the analyzes and calibration strategies carried out, some important tools resulted, so that the team in the future can further explore and understand how the system as a whole will respond, as modifications are made to the calibration, aiming to extract better performance and greater reliability from the engine operating system. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor de combustão interna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Calibração de motores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formula SAE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de controle eletrônico | - |
| Título: dc.title | Estudo de estratégias de calibração de motores para um veículo Fórmula SAE | - |
| Título: dc.title | Study of engine calibration strategies for a Formula SAE vehicle | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: