Aspectos histórico-filosóficos da nomenclatura sistemática da Química: contribuições para a Educação em Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMassi, Luciana-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências - Bauru-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rafaela Valero da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:09:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:09:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/312064-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/0246311525236554-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0613-6609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312064-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de doutorado tem como objetivo explicitar aspectos lógico-históricos da nomenclatura sistemática da química e suas contribuições para a formação de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética. Uma análise da literatura da área de Educação em Ciências permitiu a identificação de duas lacunas: I) escassez de estudos que investiguem a nomenclatura da química, pois privilegia-se seus aspectos simbólicos e representacionais; II) poucas produções que analisam aspectos ontológicos e epistemológicos da nomenclatura, pois há destaque para implicações didáticas. Esta pesquisa é teórico-conceitual e estabelece interface com a história e a filosofia da ciência. Apoiamo-nos em contribuições teóricas da historiografia da ciência, do materialismo histórico-dialético e da pedagogia histórico-crítica. Utilizamos como principal fonte de dados a obra Historical Studies in the Language of Chemistry de Maurice Crosland. A partir das categorias analíticas de lógico e histórico, realizamos dois estudos: um estudo de contexto histórico, que examina o desenvolvimento histórico da nomenclatura, articulando as transformações na linguagem química com as mudanças de concepção de mundo; um estudo sobre a lógica nominativa da química, categorizando três modos de nomear: 1) quando a nomenclatura não reflete propriedades da matéria; 2) quando se baseia em propriedades empíricas da matéria; e 3) quando está fundamentada em teorias e remete à composição da matéria. As análises permitem que pensemos como essas implicações histórico-filosóficas podem reverberar na educação em química, destacando-se que a) a nomenclatura condensa um conjunto de conhecimentos sobre a matéria e b) a nomenclatura é fruto de um processo histórico, podendo sofrer modificações. Entendemos que a articulação dos dois estudos no âmbito do ensino permite que se compreenda a linguagem científica como um produto histórico, como expressão de diferentes concepções de mundo, além do conhecimento de sua estrutura lógica. Assim, concordamos com produções da área na defesa de uma abordagem desse conteúdo para além de seu aspecto memorialístico. Entendemos que a nomenclatura sistemática permite a reflexão sobre aspectos ontológicos e epistemológicos do conhecimento científico, além de estabelecer relação estrita com conhecimentos teóricos sobre a composição da matéria.-
Descrição: dc.descriptionThis Ph. D. research aims to examine the logical-historical aspects of systematic chemical nomenclature and its contributions to the formation of a materialist, historical, and dialectical worldview. A review of the literature in the field of Science Education revealed two key gaps: (i) a scarcity of studies that investigate chemical nomenclature itself, as the field tends to privilege its symbolic and representational dimensions; and (ii) a limited number of works that examine the ontological and epistemological aspects of nomenclature, most focusing primarily on its didactic implications. This is a theoretical-conceptual study that interfaces with the history and philosophy of science. It is grounded in theoretical contributions from the historiography of science, historical-dialectical materialism, and critical historical pedagogy. The primary source of data is Maurice Crosland’s Historical Studies in the Language of Chemistry. Drawing on the categories of the logical and the historical, the research comprises two studies: a historical contextual study, which examines the development of chemical nomenclature and articulates changes in chemical language with broader worldviews; and a study on the logic of chemical naming, in which three distinct modes of nomenclature are identified: (1) nomenclature that does not reflect the properties of matter; (2) nomenclature based on empirical properties of matter; and (3) nomenclature grounded in scientific theory, referring to the composition of matter. These analyses make it possible to consider how historical and philosophical implications of nomenclature can resonate within chemical education, particularly by highlighting that (a) nomenclature condenses a body of knowledge about matter, and (b) nomenclature is the result of a historical process and is therefore subject to change. We argue that the articulation of these two studies allows for an understanding of scientific language both as a historical product and as an expression of distinct worldviews, in addition to providing insight into its logical structure. Thus, in line with existing scholarship in the field, we advocate for an approach to this content that transcends rote memorization. We understand that systematic chemical nomenclature allows us to explore both ontological and epistemological aspects of science, and it establishes a close relationship with theoretical knowledge about the composition of matter.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCapes: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNomenclatura-
Palavras-chave: dc.subjectSistemática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e filosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Título: dc.titleAspectos histórico-filosóficos da nomenclatura sistemática da Química: contribuições para a Educação em Química-
Título: dc.titleHistorical-philosophical aspects of the systematic nomenclature of Chemistry: contributions to Education in Chemistry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.