
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fossaluza, André Santachiara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Dutra, Danielli Suzel de Carvalho Seraphini | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Ellen Fernanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Leila dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Sales, Luana Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Pedro Henrique de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:22:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:22:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312062 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312062 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho analisa a relevância e os efeitos de um processo de formação continuada colaborativo voltada a professores(as) de Ciências e Biologia da escola pública, realizada por meio de um projeto de extensão universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com 12 docentes, cujas respostas foram analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que o processo de formação continuada foi considerado relevante e aplicável à realidade escolar por articular metodologias diversas, reflexão crítica sobre a prática, escuta das necessidades docentes e garantia de espaços de diálogo entre professores(as). No entanto, o cotidiano escolar atual apresenta uma série de limites, com desafios de ordem estrutural, falta de recursos e tempo e limitação da autonomia pedagógica dos(as) professores(as). As pessoas participantes apontam que a melhoria da qualidade do ensino depende, dentre outros elementos, da valorização profissional, de práticas de gestão democrática e de melhores condições institucionais. Conclui-se que a formação continuada de professores(as) é essencial para a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, mas ela precisa estar articulada a políticas educacionais que garantam condições concretas para a sua efetivação. | - |
| Descrição: dc.description | This study analyzes the relevance and effects of a collaborative continuing education course for public school Science and Biology teachers, carried out through a university extension project. The qualitative research used semi-structured interviews with 12 teachers, whose responses were analyzed using content analysis. The results indicate that the continuing education process was considered relevant and applicable to the school environment because it combines diverse methodologies, critical reflection on practice, listening to teachers' needs, and ensuring spaces for dialogue among teachers. However, the current school environment presents a series of limitations, including structural challenges, lack of resources and time, and limited pedagogical autonomy. Participants point out that improving the quality of education depends, among other factors, on professional development, democratic management practices, and better institutional conditions. They conclude that ongoing teacher training is essential for improving the quality of teaching and learning processes, but it must be linked to educational policies that ensure concrete conditions for its implementation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência Estudo e Ensino | - |
| Título: dc.title | Avaliação de um processo colaborativo de formação continuada de professores(as) de ciências e biologia de escolas públicas | - |
| Título: dc.title | Evaluation of a collaborative process of a continuing education course for public school science and biology teachers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: