
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correia, Fábio Caires | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Vitória Assalim de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:16:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:16:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312057 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do consumo de drogas ilícitas no desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental II, com foco nas substâncias mais consumidas, nos fatores de risco associados e no papel das políticas públicas na prevenção. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica, com base em livros, artigos científicos e documentos oficiais. Os resultados apontam que o uso de drogas nessa faixa etária está relacionado a dificuldades cognitivas, desmotivação, evasão escolar e problemas emocionais. Além disso, fatores individuais, familiares, sociais e escolares influenciam diretamente o envolvimento dos adolescentes com substâncias psicoativas. A escola se destaca como um espaço estratégico para ações preventivas, desde que conte com suporte adequado, profissionais capacitados e programas contínuos. O estudo conclui que uma abordagem integrada entre escola, família e comunidade é fundamental para o enfrentamento desse problema social e educacional. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to investigate the impact of illicit drug use on the academic performance of students in lower secondary education (Ensino Fundamental II), focusing on the most commonly used substances, associated risk factors, and the role of public policies in prevention efforts. The research was conducted through a comprehensive literature review based on books, scientific articles, and official documents. The findings indicate that drug use at this age is linked to cognitive difficulties, lack of motivation, school dropout, and emotional problems. Furthermore, individual, family, social, and school-related factors directly influence adolescents' involvement with psychoactive substances. The school environment stands out as a strategic space for preventive actions, provided it has adequate support, trained professionals, and continuous programs. The study concludes that an integrated approach involving school, family, and community is essential to addressing this social and educational issue. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ilícito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impacto acadêmico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drugs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lower secondary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ilicit | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic Performance | - |
| Título: dc.title | O impacto do consumo de drogas ilícitas por estudantes do Ensino Fundamental II | - |
| Título: dc.title | The impact of illicit drug use by lower secondary school students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: