Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bataliotti, Soellyn Elene | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Carolina de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/312041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/312041 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação foi elaborada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Física pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (ProEF). Os objetivos deste trabalho são i) analisar o uso da Realidade Virtual como recurso de apoio pedagógico às aulas de Educação Física, ii) identificar a realidade escolar sobre o uso de ferramentas digitais e tecnológicas; iii) compreender como o aluno interage com a tecnologia de RV; e iv) analisar se o uso de uma proposta de aula de atletismo no formato digital, com o uso da Realidade Virtual, possibilita o engajamento e participação dos alunos; e iv) construir os recursos necessários para esta análise, sendo eles um aplicativo para celular e um site de apoio. A pesquisa foi realizada com 42 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Jundiaí/SP. A metodologia adotada envolveu a realização de uma revisão de literatura, o desenvolvimento do aplicativo AtletismoRV, e sua utilização como parte de um plano de aulas estruturado em quatro etapas, incluindo o uso de óculos de papelão e vídeos imersivos. A análise qualitativa dos dados revelou que a RV aumentou o engajamento dos alunos, facilitou a compreensão dos conteúdos e promoveu a inclusão digital e educacional. O aplicativo proporcionou uma experiência imersiva e atrativa, mitigando limitações estruturais comuns no ensino de atletismo em escolas públicas. Como recurso educacional, foi elaborado um procedimento replicável de uso da RV nas aulas de Educação Física. O projeto foi reconhecido com prêmios em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, destacando sua relevância pedagógica e inovação. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation was developed as part of the requirements for obtaining a Master’s degree in Physical Education through the ProEF program. The objectives of this study are to: (i) analyze the use of Virtual Reality (VR) as a pedagogical support tool in Physical Education classes; (ii) identify the current state of digital and technological tool usage within schools; (iii) understand how students interact with VR technology; (iv) assess whether a digitally formatted athletics lesson using VR promotes student engagement and participation; and (v) develop the necessary resources for this analysis, namely a mobile application and a supporting website. The research was conducted with 42 fifthgrade students from two public elementary schools in Jundiaí, São Paulo, Brazil. The methodology included a literature review, the evelopment of the “AtletismoRV” mobile application, and its implementation within a four-stage lesson plan that incorporated cardboard VR glasses and immersive videos. Qualitative data analysis revealed that VR increased student engagement, enhanced content comprehension, and fostered digital and educational inclusion. The application provided an immersive and appealing experience, helping to overcome structural limitations commonly encountered in teaching athletics in public schools. As an educational resource, a replicable procedure for using VR in Physical Education classes was developed. The project received awards at national and international academic events, underscoring its pedagogical relevance and innovative character. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/312153 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atletismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | A realidade virtual como apoio na Educação Física: uma experimentação no Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Virtual reality as a support tool in physical education: an experiment in elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: