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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pizo, Marco Aurélio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Batisteli, Augusto Florisvaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Zaccariotto, Matheus Augusto Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:01:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:01:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311971 | - |
Descrição: dc.description | Tecnologias e intervenções humanas causam a morte de animais devido a desmatamento, mudanças climáticas, fragmentação de habitats, atropelamentos. Acidentes por colisões com veículos tem enorme impacto na biodiversidade, especialmente em aves. Essencial para a manutenção dos ecossistemas, a avifauna, que ocupa nichos como predadora, polinizadora e dispersora de sementes, sofre com altos índices de mortalidade. O objetivo do estudo foi identificar os padrões de atropelamento e relacionar traços funcionais das aves com a mortalidade nas rodovias. O trabalho utilizou um extenso banco de dados com 21.512 registros de atropelamentos de 229 espécies de aves, para analisar a incidência de atropelamentos e cruzou os dados com traços morfológicos como tamanho do corpo, asas, bico, tarso e características ecológicas como dieta, habitat e estrato de forrageio. Foram aplicadas estatísticas descritivas e testes chi-quadrado para comparar o impacto entre diferentes categorias de traços funcionais. Os resultados revelaram maior vulnerabilidade ao atropelamento em aves de menor massa corporal (até 100g) e que forrageiam no solo (84,19% dos registros), com predominância de herbívoros, insetívoros e onívoros. Testes chi-quadrado confirmaram diferenças significativas na distribuição de atropelamentos entre categorias de traços funcionais, sugerindo que características morfológicas e comportamentais influenciam diretamente o risco de colisão com veículos. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo contribuam para a compreensão do impacto do atropelamento de aves nas rodovias brasileiras, destacando como as atividades humanas afetam a avifauna e as funções desempenhadas por elas. | - |
Descrição: dc.description | Technological advances and human interventions lead to animal mortality through deforestation, climate change, habitat fragmentation, and roadkills. Collisions with vehicles have a significant impact on biodiversity, particularly among birds. Essential to ecosystem maintenance, the avifauna — which occupies ecological niches as predators, pollinators, and seed dispersers — is affected by high mortality rates. The aim of this study was to identify roadkill patterns and relate birds' functional traits to mortality on highways. The study used an extensive database containing 21,512 roadkill records of 229 bird species to analyze the incidence of collisions and cross-reference it with morphological traits such as body size, wing, bill, and tarsus length, as well as ecological characteristics such as diet, habitat, and foraging stratum. Descriptive statistics and chi-square tests were applied to compare the impact among different functional trait categories. The results revealed a higher vulnerability to roadkill among birds with lower body mass (up to 100g) and ground-foraging habits (84.19% of the records), with a predominance of herbivores, insectivores, and omnivores. Chi-square tests confirmed significant differences in the distribution of roadkills across functional trait categories, suggesting that morphological and behavioral characteristics directly influence the risk of vehicle collisions. The findings of this study are expected to contribute to a better understanding of the impact of bird-vehicle collisions on Brazilian highways, highlighting how human activities affect bird populations and the ecological roles they perform. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morfometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avifauna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traços funcionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collisions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roads | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional traits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Birds | - |
Título: dc.title | Caracterização de aves atropeladas nas rodovias brasileiras | - |
Título: dc.title | Characterization of roadkilled birds on Brazilian highways | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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