Maternagem, educação e emancipação: uma análise curricular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeralta, Deise Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Roberta de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:30:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:30:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311946-
Descrição: dc.descriptionÉ possível aceitar que discussões sobre maternidade, enquanto dimensão biológica e social da vida, são de extrema relevância no Ensino de Ciências e Matemática. Isso, pois os aspectos da reprodução humana, abordados nas disciplinas de Ciências e Biologia, e os subsídios para analisar e modelar fenômenos, próprios da Matemática, como taxas de natalidade, mortalidade materna e indicadores de saúde podem estimular o pensamento crítico para que as pessoas possam ler as desigualdades e as sujeições e subordinações as quais estão submetidas. Sendo assim, parece pertinente defender a hipótese de que diretrizes curriculares podem influenciar as percepções e práticas relacionadas à maternidade e ao cuidado parental, impactando no reconhecimento das desigualdades na reprodução social contemporânea. Nesse contexto, esta pesquisa, fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, a saber em autoras feministas como Lélia Gonzalez, Nancy Fraser, Rahel Jaeggi, Amy Allen, Seyla Benhabib e Silvia Federici, tem como objetivo destacar o potencial do cuidado parental para a emancipação humana, discutindo como a representação da maternidade nos currículos escolares de Ciências e Matemática expressa o ideário capitalista no cuidado parental. Para tanto, via análise documental, contextualizar a maternidade na sociedade capitalista neoliberal, bem como os modelos de maternidade reproduzidos na sociedade e, consequentemente, nos currículos escolares. Foram realizadas análises de documentos curriculares do estado de São Paulo da Educação Básica com apoio do software Iramuteq e através da análise dos Materiais Digitais disponibilizados pelo Centro de Mídias do Estado de São Paulo, constatando que temáticas relacionadas à “maternidade”, bem como as discussões concernentes à reprodução e às relações de gênero, são apresentadas de forma indireta nas diretrizes para o Ensino de Matemática e Ciências na Educação Básica, apontando uma necessidade da inserção de conhecimentos sobre reprodução humana em uma abordagem não só biológica, mas também social nos currículos.-
Descrição: dc.descriptionIt is possible to acknowledge that discussions on motherhood—as both a biological and social dimension of life—are of critical importance in Science and Mathematics Education. This is due to the fact that topics such as human reproduction, addressed in Science and Biology, and analytical tools provided by Mathematics, such as modeling birth rates, maternal mortality, and health indicators, can foster critical thinking, enabling individuals to recognize the inequalities, subjugations, and subordinations to which they are subjected. Therefore, it seems appropriate to argue that curricular guidelines can influence perceptions and practices related to motherhood and parental care, ultimately shaping the recognition of inequalities in contemporary social reproduction. In this context, the present research, grounded in Critical Theory of Society and informed by feminist scholars such as Lélia Gonzalez, Nancy Fraser, Rahel Jaeggi, Amy Allen, Seyla Benhabib, and Silvia Federici, aims to highlight the emancipatory potential of parental care. It investigates how the representation of motherhood in Science and Mathematics curricula reflects capitalist ideologies regarding caregiving. To this end, through documentary analysis, the study contextualizes motherhood within neoliberal capitalist society and examines the models of motherhood reproduced in both society and school curricula. Curricular documents from the state of São Paulo’s Basic Education system were analyzed using the Iramuteq software, alongside the examination of digital materials made available by the São Paulo State Media Center. The findings indicate that themes related to "motherhood," as well as discussions surrounding reproduction and gender relations, are indirectly addressed in the curricular guidelines for Mathematics and Science Education. This underscores the need to incorporate knowledge on human reproduction through an approach that is not only biological but also social.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCapes: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMaternidade-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCritical theory-
Palavras-chave: dc.subjectScience and Mathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectMotherhood-
Título: dc.titleMaternagem, educação e emancipação: uma análise curricular-
Título: dc.titleMaternaje, educación y emancipación: un análisis curricular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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