
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Antônia Ramos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Maldonado, Elaine Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:16:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:16:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311931 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311931 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa narrativa partiu da distinção conceitual entre espaço (potencial institucional) e lugar (dimensão humana legitimada) proposta por Cunha (2008) para investigar como transformar o espaço de assessoramento pedagógico do Campus Araras da UFSCar em um efetivo lugar de formação docente. Teve como objetivo geral identificar as necessidades formativas dos docentes e analisar como a Assessoria Pedagógica pode promover seu desenvolvimento profissional, visando à elaboração de uma proposta de formação contextualizada. De abordagem qualitativa, o estudo combinou a análise documental, aplicação de questionários eletrônicos com docentes, roda de conversa sobre desenvolvimento profissional e análise temática dos dados (Minayo, 2010), articulados ao referencial teórico da Pedagogia Universitária. Os resultados revelaram três eixos críticos: as fragilidades estruturais do DeEG-Ar, limitado por uma equipe reduzida e pela ausência de políticas institucionais de formação docente consolidadas; os desafios culturais representados pela primazia da pesquisa sobre o ensino no ambiente acadêmico; as potencialidades identificadas para transformação do espaço em lugar formativo. Como principal contribuição, destaca-se a proposição de estratégias concretas para a implementação da Política de Formação Continuada da UFSCar e, por extensão, para a consolidação do DeEG-Ar como lugar de formação, evidencia a necessidade urgente de integrar a excelência didática aos critérios de progressão na carreira docente, fortalecer a comunicação sobre o papel da assessoria pedagógica e estabelecer mecanismos permanentes de avaliação das ações formativas. Os achados desta investigação, além de representarem um marco acadêmico, configuram-se como ferramentas práticas para a atuação profissional da pesquisadora enquanto assessora pedagógica, oferecendo subsídios tanto para a ação local quanto para a construção de redes multicampi de formação docente. O estudo aponta ainda para a necessidade de desdobramentos futuros que acompanhem a implementação da política proposta e avaliem seu impacto na transformação efetiva do espaço de assessoramento em lugar de formação. | - |
| Descrição: dc.description | This narrative research is grounded in the conceptual distinction between space (institutional potential) and place (legitimized human dimension) proposed by Cunha (2008) to investigate how to transform the pedagogical advisory space at UFSCar’s Araras Campus into an effective place for teacher training. The general objective was to identify faculty training needs and analyze how Pedagogical Advisory can foster their professional development, aiming to develop a contextualized training proposal. Using a qualitative approach, the study combined document analysis, electronic questionnaires with faculty members, a discussion circle on professional development, and thematic data analysis (Minayo, 2010), aligned with the theoretical framework of University Pedagogy. The results revealed three critical dimensions: (1) the structural weaknesses of DeEG-Ar, constrained by a small team and the absence of consolidated institutional policies for teacher training; (2) the cultural challenges represented by the primacy of research over teaching in the academic environment; and (3) the identified potential for transforming the space into a formative place. As a key contribution, the study proposes concrete strategies for implementing UFSCar’s Continuing Education Policy and, consequently, consolidating DeEG-Ar as a training hub. It underscores the urgent need to integrate teaching excellence into faculty career progression criteria, strengthen communication about the role of pedagogical advisory, and establish permanent mechanisms for evaluating training initiatives. Beyond its academic significance, the findings of this research serve as practical tools for the researcher’s professional practice as a pedagogical advisor, providing insights for both local action and the development of multi-campus teacher training networks. The study also highlights the need for future follow-up to monitor the implementation of the proposed policy and assess its impact on effectively transforming the advisory space into a formative place. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assessoria pedagógica universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa narrativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University pedagogical advising | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher professional development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrative research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Assessoramento pedagógico universitário: desafios na consolidação do espaço de formação docente em uma universidade federal | - |
| Título: dc.title | University pedagogical advising: challenges in consolidating the teacher training space at a federal university | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: