Educação Física e atividades circenses

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Camila Buonani da-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Matheus dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:53:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:53:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311862-
Descrição: dc.descriptionAs atividades circenses são reconhecidas por sua natureza inclusiva, lúdica e não competitiva, vêm se consolidando como uma abordagem pedagógica relevante no contexto da Educação Física Escolar. Esse tipo de prática proporciona aos alunos vivências que transcendem os movimentos convencionais, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também contribuindo para aspectos sociais, afetivos e culturais no ambiente escolar. Diferentemente das abordagens tradicionais, as práticas circenses favorecem a participação de todos, especialmente daqueles que, por diferentes razões, demonstram resistência às atividades de caráter competitivo. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da implementação das atividades circenses nas aulas de Educação Física, especificamente no desenvolvimento de aspectos motores, de aptidão física e na percepção de satisfação dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. A pesquisa adota um delineamento quantitativo, realizada em uma escola pública, na qual os alunos participaram de uma intervenção pedagógica composta por doze encontros, utilizando-se diferentes modalidades circenses. Durante o processo, foram avaliadas variáveis como equilíbrio estático, motricidade ampla, flexibilidade, além do nível de satisfação dos participantes. Os resultados demonstraram avanços expressivos no equilíbrio estático e na motricidade ampla, comprovando que as atividades circenses contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos aspectos motores. Observou-se que os estudantes do sexo masculino conseguiram alcançar o nível de idade motora compatível com sua idade cronológica, enquanto as estudantes do sexo feminino, embora não tenham atingido completamente esse patamar, apresentaram evoluções significativas ao longo da intervenção. No que se refere à variável flexibilidade, os resultados indicaram ganhos discretos, mais perceptíveis entre as alunas, embora tais diferenças não tenham apresentado significância estatística, possivelmente devido ao curto período da intervenção e ao fato de que essa variável não constituiu o foco central da pesquisa. Outro dado relevante refere-se ao elevado índice de aceitação e satisfação dos alunos em relação às atividades propostas. Os participantes demonstraram altos níveis de motivação, interesse e engajamento, o que reforça o potencial das práticas circenses como ferramenta pedagógica eficaz, capaz de proporcionar não apenas benefícios no desenvolvimento motor, mas também contribuir para um ambiente escolar mais dinâmico, prazeroso e inclusivo. Diante dos resultados, conclui-se que a inserção das atividades circenses nas aulas de Educação Física configura-se como uma estratégia metodológica inovadora e eficiente, que favorece o desenvolvimento motor, amplia as possibilidades pedagógicas e torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e atrativo para os alunos.-
Descrição: dc.descriptionCircus skills are recognized for their inclusive, playful, and non-competitive nature, and they have been consolidating themselves as a relevant pedagogical approach in the context of Physical Education in schools. That type of practice provides students with experiences that transcend conventional movements, promoting not only the development of motor skills but also contributing to social, emotional, and cultural aspects of the school environment. Unlike traditional approaches, circus practices encourage the participation of everyone, especially those who, for various reasons, may initially demonstrate resistance to competitive activities. The present study aimed to analyze the effects of implementing circus skills in Physical Education classes, specifically on the development of motor skills, physical fitness, and the perception of satisfaction of third-year elementary school students. The research employed a quantitative design, conducted in a public school, where students participated in a pedagogical intervention comprising twelve meetings that employed various circus modalities. During the process, variables such as static balance, gross motor skills, flexibility, and participant satisfaction were evaluated. The results demonstrated significant improvements in static balance and gross motor skills, proving that circus skills contribute significantly to the development of motor skills. It was observed that male students were able to reach a motor age level compatible with their chronological age, while female students, although they did not fully reach this level, showed significant improvements throughout the intervention. Regarding the flexibility variable, the results indicated slight gains, more noticeable among female students, although such differences were not statistically significant, possibly due to the short intervention period and the fact that such variable was not the central focus of the research. Another relevant piece of information refers to the high level of acceptance and satisfaction of students in relation to the proposed activities. Participants demonstrated high levels of motivation, interest, and engagement, which reinforces the potential of circus practices as an effective pedagogical tool, capable of providing not only benefits in motor development but also contributing to a more dynamic, enjoyable, and inclusive school environment. Given the results, it can be concluded that the inclusion of circus activities in Physical Education classes is an innovative and efficient methodological strategy, that favors motor development, expands pedagogical possibilities, and makes the teaching and learning process more meaningful and attractive for students.-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/311861-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades circenses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento motor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCircus skills-
Palavras-chave: dc.subjectMotor development-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Título: dc.titleEducação Física e atividades circenses-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.