Carnês de baile no Brasil (1880–1916): cultura material, identidade e as artes gráficas na Belle Époque tropical

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiaia, Jade Samara-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRibó, Laura Escamilhas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:57:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:57:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311849-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga os carnês de baile brasileiros produzidos entre 1880 e 1916 à luz dos conceitos de cultura material e memória gráfica, no contexto da Belle Époque tropical. A pesquisa parte do reconhecimento crescente, no campo do design, de que objetos gráficos não apenas refletem, mas moldam práticas sociais, valores e identidades. Apesar da relevância desses artefatos enquanto expressões de distinção e civilidade, há escassez de estudos que articulem seus aspectos formais às suas funções simbólicas no Brasil oitocentista. Com o objetivo de compreender como o design gráfico e a materialidade dos carnês contribuíram para a construção de identidades sociais e mediação das práticas culturais das elites, o estudo adota uma metodologia combinando análise gráfica e revisão bibliográfica interdisciplinar. Foram examinados catorze carnês pertencentes ao acervo da Casa da Marquesa de Santos/Museu da Moda Brasileira, organizados em grupos segundo critérios formais e simbólicos. A análise revelou que, além de funcionais, os carnês operavam como instrumentos de distinção social, incorporando normas de civilidade, gênero e classe por meio de decisões gráficas — como tipografia, ornamentação, formato e suporte. Identificou-se que a estética visual dos carnês reforçava a cultura da elite brasileira, performando códigos sociais e projetando valores de refinamento. Conclui-se que esses objetos, muitas vezes negligenciados nos estudos de design, constituem artefatos densamente simbólicos, cuja análise crítica permite recuperar práticas culturais, sensibilidades e narrativas identitárias do passado, contribuindo para a historiografia do design gráfico brasileiro e para os debates sobre a função simbólica dos impressos efêmeros.-
Descrição: dc.descriptionThis study examines Brazilian dance cards produced between 1880 and 1916 through the lenses of material culture and graphic memory, within the context of the tropical Belle Époque. It is grounded in the growing recognition within design studies that graphic objects do not merely reflect, but actively shape social practices, values, and identities. Despite their relevance as expressions of distinction and civility, there is a notable lack of research that connects the formal characteristics of these artifacts to their symbolic roles in nineteenth-century Brazil. Aiming to understand how the graphic design and materiality of dance cards contributed to the construction of social identities and the mediation of elite cultural practices, this research employs a methodology that combines graphic analysis with an interdisciplinary literature review. Fourteen dance cards from the collection of the Casa da Marquesa de Santos/Museu da Moda Brasileira were examined and categorized according to formal and symbolic criteria. The analysis reveals that beyond their practical function, these cards served as instruments of social distinction, embedding norms of civility, gender, and class through graphic decisions such as typography, ornamentation, format, and material. The visual aesthetics of the dance cards were found to reinforce elite Brazilian culture by performing social codes and projecting values of refinement. The study concludes that these often-overlooked objects are rich symbolic artifacts whose critical analysis enables the recovery of cultural practices, sensibilities, and identity narratives from the past. This contributes to the historiography of Brazilian graphic design and enriches current debates on the symbolic role of ephemeral print media.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectArtes gráficas-
Palavras-chave: dc.subjectCultura material-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão-
Palavras-chave: dc.subjectImpressos efêmeros-
Palavras-chave: dc.subjectDance cards-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial culture-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic design-
Palavras-chave: dc.subjectBelle Époque-
Título: dc.titleCarnês de baile no Brasil (1880–1916): cultura material, identidade e as artes gráficas na Belle Époque tropical-
Título: dc.titleDance Cards in Brazil (1880–1916): Material Culture, Identity, and Graphic Arts in the Tropical Belle Époque-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.