A juvenilização da educação de jovens e adultos (EJA) em Goiânia: uma perspectiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Silvia Regina Vieira da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Delmo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311848-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/3734869472904817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311848-
Descrição: dc.descriptionEste estudo foi desenvolvido com foco na juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo principal objetivo foi identificar e descrever causas relacionadas ao fenômeno de “juvenilização” da EJA no município de Goiânia, e possíveis impactos na educação formal desses estudantes. O produto educacional desenvolvido teve como objetivo oferecer um aporte na construção da autoestima e autoimagem positiva aos estudantes em transição da 4ª para a 5ª série da EJA. A pesquisa foi realizada em 5 instituições de ensino localizadas em Goiânia, a capital do estado de Goiás. A rede de educação municipal da cidade conta com um total de 300 escolas públicas, dentre as quais 54 instituições e 3 salas de extensão oferecem o sistema de EJA. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, nas quais foram definidas três perguntas para os estudantes, quatro para os professores e três para os gestores. Para entrevista foi utilizado aplicativo de gravador de áudio, operado pelo pesquisador por meio de um smartphone, em que a captura do áudio foi numerada e datada. Foram entrevistados 38 estudantes, sendo que 21 das entrevistas foram analisadas. No caso dos professores, foram feitas 19 entrevistas, todas elas analisadas. Além disso, quatro gestores foram entrevistados, e todas as entrevistas também passaram por análise. O processo de análise fundamentou-se na análise temática. Os dados demonstraram que uma grande parte desses jovens está no mercado de trabalho, à procura de uma oportunidade, ou na esperança de conseguir um emprego, mas faz trabalhos informais para ajudar suas famílias, colocando assim a escola em segundo plano. Com relação às características da EJA em Goiânia, o fator mais significativo foi o perfil juvenil, que alcançou 70%. A juvenilização da EJA é entendida como a crescente presença de jovens, especialmente adolescentes, que migram do ensino regular para a EJA. Esse fenômeno altera o perfil tradicional do público dessa modalidade, que antes era composto majoritariamente por adultos e idosos. A EJA desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social, no combate ao analfabetismo e à exclusão educacional, oferecendo uma oportunidade de resgate da autoestima, empoderamento e ampliação de perspectivas de vida para aqueles que buscam a retomada de seus estudos.-
Descrição: dc.descriptionThis study was developed with a focus on the juvenilization of Youth and Adult Education – EJA, whose main objective was to identify and describe causes related to the phenomenon of "juvenilization" of Youth and Adult Education in the municipality of Goiânia, and possible impacts on the formal education of these students. The educational product developed aimed to offer a contribution to the construction of self-esteem and a positive self-image of students in transition from 4th to 5th grade of EJA. The research was carried out in 5 educational institutions located in Goiânia, the capital of the state of Goiás. The city's education network has a total of 300 public schools, among which 54 institutions and 3 extension rooms offer the Youth and Adult Education (EJA) system. For data collection, semi- structured interviews were conducted, in which 3 questions were defined for students, 4 for teachers and 3 for managers. For the interview, an audio recorder application was used, operated by the teacher/interviewer, through a smartphone, where the audio capture was numbered and dated. 38 students were interviewed, and 21 of the interviews were analyzed. In the case of teachers, 19 interviews were conducted, all of them analyzed. In addition, 4 managers were interviewed, and all interviews were also analyzed. The analysis process followed the usual methodologies, based on thematic analysis. The data showed that a large part of these young people who seek EJA are in the job market, looking for an opportunity, or hoping to get a job, but do odd jobs to help their families, thus putting school in the background. Regarding the characteristics of EJA in Goiânia, the most significant factor was the youth profile, which reached 70%. The juvenilization of EJA is understood as the growing presence of young people, especially adolescents, who migrate from regular education to EJA. This phenomenon changes the traditional profile of the public of this modality, which was previously composed mostly of adults and the elderly. EJA plays a fundamental role in promoting social inclusion and combating illiteracy and educational exclusion, offering an opportunity to rescue self- esteem, empowerment and expand life perspectives for those who seek to resume their studies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenilização-
Palavras-chave: dc.subjectMedos escolares-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenilization-
Palavras-chave: dc.subjectSchool fears-
Título: dc.titleA juvenilização da educação de jovens e adultos (EJA) em Goiânia: uma perspectiva-
Título: dc.titleThe juvenilization of youth and adult education (EJA) in Goiânia: a perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.