O programa Braille Bricks e a formação online de educadores: prática docente inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPerez, Daniela Jordão Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311824-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investigou e analisou como a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) contribui para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e lúdicas, nos processos formativos continuados online destinados a profissionais da educação para o uso do kit LEGO Braille Bricks (LBB). A tese é de que formações continuadas online para profissionais da educação, estruturadas de acordo com os princípios da abordagem CCS, favorecem a inclusão escolar. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, estruturada no formato multipaper, composta por cinco artigos científicos. O primeiro artigo apresentou uma revisão de escopo que investigou a presença de abordagens pedagógicas em formações online para educação inclusiva, identificando as principais evidências e lacunas na literatura. Os resultados apontaram que, apesar da crescente oferta de formações online, apenas um dos três estudos selecionados para análise apresentou uma formação fundamentada em uma abordagem pedagógica explicitamente delineada, que foi justamente a formação que usou a abordagem CCS. O segundo artigo aprofundou essa análise ao examinar especificamente a aplicação da abordagem CCS em formações online de profissionais da educação, evidenciando que essa abordagem potencializava a aprendizagem significativa e colaborativa. O terceiro artigo concentrou-se na avaliação do processo formativo oferecido em 2020 para profissionais de instituições de apoio a estudantes com deficiência visual. Os resultados mostraram que a mediação pedagógica articulada à abordagem CCS favoreceu a construção de uma rede colaborativa entre os educadores cursistas e suas respectivas instituições, fortalecendo práticas inclusivas no contexto do ensino remoto. O quarto artigo investigou a presença das características da aprendizagem lúdica nos Planos de Intervenção Estratégica (PIEs) elaborados por educadores durante a formação de educadores para uso do LBB. Os achados indicaram que a iteratividade foi a característica mais presente, seguida da interação social, demonstrando que o LBB favorecia práticas inclusivas e participativas, ficando assim o aspecto lúdico evidenciado pelo seu caráter de interação social, de construção coletiva da aprendizagem e de suas soluções. O quinto e último artigo analisou o impacto do processo formativo do PBB na alfabetização e inclusão de estudantes com deficiência visual. A partir de entrevistas com três professoras responsáveis pela alfabetização de um estudante cego, verificou-se que o trabalho colaborativo entre docentes e família foi essencial para a alfabetização do estudante. Além disso, evidenciou-se que a multiplicação dos conhecimentos adquiridos no processo formativo foi um fator-chave para ampliar o alcance da proposta inclusiva do LBB. Os resultados gerais da pesquisa indicaram que a formação continuada online para o uso do LBB contribuiu significativamente para a adoção de práticas inclusivas e lúdicas na educação básica. No entanto, a efetividade do processo formativo dependeu de fatores como o suporte contínuo aos educadores e a implementação de estratégias que garantissem a disseminação dos conhecimentos adquiridos. Diferentemente do que se poderia supor, as limitações do estudo não comprometeram suas conclusões, mas indicaram caminhos para futuras investigações, como o acompanhamento longitudinal dos professores formados e a comparação de experiências formativas em diferentes contextos. Assim, a pesquisa ofereceu contribuições relevantes para a educação inclusiva, ampliando o entendimento sobre o impacto de formações online na transformação das práticas pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigated and analyzed how the Constructionist, Contextualized, and Meaningful (CCM) approach contributes to the development of inclusive and playful pedagogical practices in online continuing education programs for educators using the LEGO Braille Bricks (LBB) kit. The central thesis is that continuing online education for educators, structured according to the principles of the CCM approach, promotes school inclusion. The study adopted a qualitative methodology and was structured as a multipaper thesis composed of five scientific articles. The first article presented a scoping review that examined the presence of pedagogical approaches in online training for inclusive education, identifying key evidence and gaps in the literature. The results revealed that, despite the growing availability of online training, only one of the three studies selected for analysis was based on a clearly defined pedagogical approach, which was the training that used the CCM approach. The second article deepened this analysis by specifically examining the application of the CCM approach in online professional development for educators, demonstrating that this approach fosters meaningful and collaborative learning. The third article focused on the evaluation of the training process offered in 2020 to professionals from institutions supporting students with visual impairments. The results showed that pedagogical mediation aligned with the CCM approach promoted the construction of a collaborative network among the educators and their respective institutions, strengthening inclusive practices in the context of remote education. The fourth article investigated the presence of playful learning characteristics in the Strategic Intervention Plans (SIPs) developed by educators during the LBB training program. The findings indicated that interactivity was the most prominent feature, followed by social interaction, showing that LBB fosters inclusive and participatory practices. The playful aspect was thus evidenced by its nature of social interaction, collective knowledge construction, and co-developed solutions. The fifth and final article analyzed the impact of the PBB training process on the literacy and inclusion of students with visual impairments. Based on interviews with three teachers responsible for the literacy of a blind student, it was found that collaborative work between teachers and families was essential for the student’s literacy process. Furthermore, the dissemination of the knowledge acquired during training was shown to be a key factor in expanding the reach of the LBB’s inclusive proposal. The overall results of the research indicated that continuing online training for the use of LBB significantly contributed to the adoption of inclusive and playful practices in basic education. However, the effectiveness of the training process depended on factors such as continuous support for educators and the implementation of strategies that ensured the dissemination of the acquired knowledge. Contrary to what might be expected, the study's limitations did not compromise its conclusions but instead pointed to directions for future research, such as the longitudinal monitoring of trained teachers and the comparison of training experiences in different contexts. Thus, the research made relevant contributions to inclusive education by expanding the understanding of the impact of online training on the transformation of pedagogical practices.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem construcionista, contextualizada e significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectConstructionist, contextualized, and meaningful approach-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training.-
Título: dc.titleO programa Braille Bricks e a formação online de educadores: prática docente inclusiva-
Título: dc.titleThe Braille Bricks program and the online training of educators: inclusive teaching practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.