
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Flávio Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Novoa, Bruno Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:34:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:34:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311818 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311818 | - |
| Descrição: dc.description | As aulas de Educação Física no Ensino Médio são marcadas, não raras vezes, por um certo afastamento e até mesmo desinteresse dos estudantes na mobilização deste componente curricular, o que me levou a refletir e então elaborar uma proposta pedagógica dodiscente (Freire, 2020) dando visibilidade para os seguintes temas: saúde, lazer e autoconhecimento. Parti do pressuposto que essas diferentes práticas têm um potencial conectivo e intensivo, afetando a composição dos modos de ser e de viver destes estudantes. Para dar respaldo a essa ideia, busquei trabalhar as noções de saúde, lazer e autoconhecimento de maneira mais ampla e transversal. Foi então que produzi e desenvolvi juntamente com os estudantes de uma turma do Ensino Médio de uma cidade do interior do Estado de São Paulo uma Unidade Didática (UD). Para que essa UD fosse significativa para os estudantes, seu desenvolvimento considerou amplamente a realidade escolar e suas necessidades. A minha experiência foi considerada, o que aproximou essa investigação da abordagem da pesquisa participante. Diários de bordo dos estudantes e as anotações do professor foram os instrumentos utilizados para os registros das aulas e o exercício das análises considerou esses dados para encaminhar as discussões desta pesquisa, tratando-as como composições que apontam múltiplas direções reflexivas. Cheguei aos seguintes problemas que contribuíram na mobilização do exercício analítico A) O problema das faltas recorrentes nas aulas; B) O desafio do engajamento dos estudantes; C) A ocupação do espaço público e o senso de pertencimento; D) Autoconhecimento entre a saúde e o lazer. Esses quatro tópicos, em conjunto, trazem discussões interessantes acerca da minha problemática de pesquisa, na medida em que chamam a atenção para o seguinte: para engajar os estudantes do ensino médio é preciso intensificar os conteúdos de ensino e tal intensificação só se faz através do cultivo de relações de afeto entre professor e estudantes, o que demanda por presença e assiduidade nas aulas, pois é no bojo destas relações afetivas que faz sentido falar de saúde, lazer e autoconhecimento como práticas que ecoam para além dos muros da escola. | - |
| Descrição: dc.description | High school Physical Education classes are often marked by a certain detachment and even disinterest from students toward this curricular component. This scenario led me to reflect and develop a student-centered pedagogical proposal (Freire, 2020), giving visibility to the following themes: health, leisure, and self-knowledge. I started from the assumption that these different practices have connective and intensive potential, influencing the composition of students’ ways of being and living. To support this idea, I sought to approach the notions of health, leisure, and self-knowledge in a broader and more transversal manner.It was in this context that I created and implemented a Didactic Unit (DU) together with students from a high school class in a city in the countryside of the state of São Paulo. For the DU to be meaningful to the students, its development was deeply grounded in the school reality and its specific needs. My own experience was also taken into consideration, bringing this investigation closer to a participatory research approach. Student journals and the teacher’s field notes were the tools used to document the classes. These records were central to the analysis, which treated them as compositions pointing toward multiple reflective directions. From this process, four main issues emerged, which contributed to shaping the analytical work: A) The problem of recurring absences in class; B) The challenge of student engagement; C) The occupation of public space and the sense of belonging; D) Self-knowledge in the intersection of health and leisure. Together, these four topics spark relevant discussions regarding the research problem, as they highlight the need to intensify teaching content in order to engage high school students. Such intensification is only possible through the cultivation of affective relationships between teachers and students—relationships that require presence and regular attendance in class. It is within the fabric of these affective bonds that discussions on health, leisure, and self-knowledge gain meaning and resonance beyond the school walls. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/311819 | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education (High school) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leisure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
| Título: dc.title | Uma proposta pedagógica envolvendo saúde, lazer e autoconhecimento no contexto das aulas de educação física no ensino médio: para além dos muros da escola | - |
| Título: dc.title | A pedagogical proposal involving health, leisure, and self-knowledge in the context of high school physical education classes: beyond the school walls | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: