
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Teivelis, Vitória | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:15:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:15:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311730 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311730 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa é direcionada ao estudo do processo empático e sua contribuição para a educação, e à importância da escuta do outro respeitando a diversidade de histórias de vida e culturas trazidas pelos educandos. Para isso, apresento o conceito de educação democrática, prática alternativa de aprendizagem, em contraponto à educação tradicional, e utilizo bases teóricas das áreas da psicologia e da educação. Também me apoio nos relatos escritos por alguns estudantes do Instituto de Artes como fonte de pesquisa. Dessas narrativas proponho outros possíveis caminhos para a costura entre educação e relações humanas. Reflito sobre a trajetória da minha formação como educadora e artista no Instituto de Artes, estabelecendo o motivo da pesquisa a partir da minha história de vida. Documento e analiso minhas experiências e lembranças do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2015, e do Colégio Elvira Brandão, onde estagio como auxiliar de tutora de artes no período integral. | - |
| Descrição: dc.description | This research’s goal is to study empathy’s impact on learning process, individual growth and its contribution to education once the act of listening respects the diversity of life stories and cultures brought by students. For this purpose, I introduce the concept of democratic education, an alternative learning methodology, in contrast to traditional education, and use theoretical basis of psychology and education. Beyond these references, I use written narratives of Instituto de Artes’ students as research source. From these narratives, it is possible to view different paths for seaming education and human relations. Also I take my own path as a forming teacher and artist at Instituto de Artes under consideration, defining the story of my life as the start point of my research. I document and analyse my experiences and memories from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, and from Colégio Elvira Brandão, the school where I work as an art teacher assistant. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Territórios do encontro: ação empática na educação | - |
| Título: dc.title | Territories of Encounter: Empathetic Action in Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: