Territórios do encontro: ação empática na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTeivelis, Vitória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:15:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:15:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311730-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa é direcionada ao estudo do processo empático e sua contribuição para a educação, e à importância da escuta do outro respeitando a diversidade de histórias de vida e culturas trazidas pelos educandos. Para isso, apresento o conceito de educação democrática, prática alternativa de aprendizagem, em contraponto à educação tradicional, e utilizo bases teóricas das áreas da psicologia e da educação. Também me apoio nos relatos escritos por alguns estudantes do Instituto de Artes como fonte de pesquisa. Dessas narrativas proponho outros possíveis caminhos para a costura entre educação e relações humanas. Reflito sobre a trajetória da minha formação como educadora e artista no Instituto de Artes, estabelecendo o motivo da pesquisa a partir da minha história de vida. Documento e analiso minhas experiências e lembranças do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2015, e do Colégio Elvira Brandão, onde estagio como auxiliar de tutora de artes no período integral.-
Descrição: dc.descriptionThis research’s goal is to study empathy’s impact on learning process, individual growth and its contribution to education once the act of listening respects the diversity of life stories and cultures brought by students. For this purpose, I introduce the concept of democratic education, an alternative learning methodology, in contrast to traditional education, and use theoretical basis of psychology and education. Beyond these references, I use written narratives of Instituto de Artes’ students as research source. From these narratives, it is possible to view different paths for seaming education and human relations. Also I take my own path as a forming teacher and artist at Instituto de Artes under consideration, defining the story of my life as the start point of my research. I document and analyse my experiences and memories from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, and from Colégio Elvira Brandão, the school where I work as an art teacher assistant.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas pessoais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleTerritórios do encontro: ação empática na educação-
Título: dc.titleTerritories of Encounter: Empathetic Action in Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.