Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Maria Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Neto, José Antônio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311726 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetiva contribuir para as novas reflexões em torno do pensamento político e cultural de Abdias Nascimento (1914-2011), dando visibilidade, ao público jovem, de uma referência intelectual e política de grande valor na luta antirracista e na valorização da identidade afrobrasileira. A investigação, de abordagem qualitativa na modalidade pesquisa bibliográfica, encontra suas motivações na pouca visibilidade de autores e pensadores negros nos livros didáticos da rede de ensino pública do Estado de São Paulo. A atuação cultural e política de Abdias Nascimento ganha relevância e volúpia com a criação do Teatro Experimental do Negro, em pleno regime autoritário, desenvolvendo um instrumento cultural cujo objetivo seria de fissurar a bolha que a ideologia do embranquecimento havia criado. Desta forma, a pesquisa apresenta a trajetória de vida e obra de Abdias Nascimento, permeada pelo contexto político, cultural e social do país; a criação do TEN como ferramenta psicossocial e culminando com a elaboração e apresentação de uma sequência didática acerca do tema à jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior paulista. | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to contribute to the new reflections on the political and cultural thought of Abdias Nascimento (1914-2011), giving visibility, to the young public, of an intellectual and political reference of great value in the anti-racist struggle and in the valorization of Afro-Brazilian identity. The investigation, with a qualitative approach in the bibliographic research modality, finds its motivations in the low visibility of black authors and thinkers in the textbooks of the public school system of the State of São Paulo. The cultural and political performance of Abdias Nascimento gains relevance and voluptuousness with the creation of the Teatro Experimental do Negro, in the midst of the authoritarian regime, developing a cultural instrument whose objective would be to fissure the bubble that the ideology of whitening had created. In this way, the research presents the trajectory of Abdias Nascimento's life and work, permeated by the political, cultural and social context of the country; the creation of the TEN as a psychosocial tool and culminating in the elaboration and presentation of a didactic sequence on the subject to young high school students from a public school in the interior of São Paulo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro experimental do negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abdias Nascimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade afrobrasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater of the black | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian identity | - |
Título: dc.title | Combate ao racismo e valorização da identidade afrobrasileira: dois atos – cultural e político – do protagonismo intelectual de Abdias Nascimento | - |
Título: dc.title | Combating racism and valuing Afro-Brazilian identity: two acts – cultural and political – of Abdias Nascimento’s intellectual protagonism | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: