Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sanches, Marcelo Augusto Assunção | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ruani, Marcos Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:34:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:34:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311710 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311710 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta os resultados da implementação da disciplina eletiva STEAM: Jovens Engenheiros, realizada em uma escola pública de Ensino Médio em parceria com estudantes de Engenharia Elétrica. A proposta teve como objetivo integrar conceitos de Matemática, Física e Tecnologia por meio da utilização do Arduino® e da robótica educacional. A metodologia adotada envolveu aulas expositivas, experimentações práticas e o desenvolvimento de projetos colaborativos, buscando promover o aprendizado ativo, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências do século XXI. Durante um semestre letivo, foram realizadas atividades semanais com foco em programação, circuitos eletrônicos, automação e criatividade. Os resultados demonstraram elevado engajamento dos estudantes, melhoria na compreensão de conteúdos matemáticos e físicos, além do fortalecimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe. A presença de alunas nas atividades técnicas, a colaboração com universitários e o uso de materiais recicláveis também evidenciaram o potencial da iniciativa para promover inclusão, extensão universitária e sustentabilidade. A culminância do projeto incluiu a apresentação pública dos protótipos desenvolvidos, reforçando o protagonismo estudantil. Conclui-se que a robótica educacional, aliada a metodologias participativas e ao uso de tecnologias acessíveis, representa uma estratégia eficaz para enriquecer o ensino de ciências exatas na educação básica. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents the results of implementing the elective course STEAM: Young Engineers, conducted in a public high school in partnership with Electrical Engineering students. The proposal aimed to integrate concepts of Mathematics, Physics, and Technology through the use of Arduino® and educational robotics. The methodology included lectures, hands-on experimentation, and collaborative project development, seeking to promote active learning, interdisciplinarity, and the development of 21st-century skills. Over one academic semester, weekly activities focused on programming, electronic circuits, automation, and creativity. The results showed high student engagement, improved understanding of mathematical and physical content, and enhanced skills such as logical reasoning, problem-solving, communication, and teamwork. The active participation of female students, collaboration with university students, and the use of recyclable materials also demonstrated the initiative’s potential to foster inclusion, university outreach, and sustainability. The culmination of the project included a public presentation of the developed prototypes, highlighting student protagonism. It is concluded that educational robotics, combined with participatory methodologies and accessible technologies, represents an effective strategy to enhance science education in basic education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | arduino | - |
Palavras-chave: dc.subject | robótica educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | STEAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | arduino | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | high school | - |
Palavras-chave: dc.subject | STEAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinarity | - |
Título: dc.title | Introdução e aplicação de conceitos de eletrônica e robótica no Ensino Médio | - |
Título: dc.title | Introduction and application of electronics and robotics concepts in High School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: