
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bento-Soares, Daniela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariusso, Amanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:19:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:19:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311689 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311689 | - |
| Descrição: dc.description | A avaliação escolar é tema de considerável debate entre os/as professores/as da Educação Física escolar, dada sua capacidade de construir informações sobre os/as alunos/as e seus processos de aprendizado, permitindo aos/às professores/as refletir e modificar sua prática pedagógica de forma a alcançar seus objetivos didáticos. Por isso, o objetivo geral deste estudo é investigar uma proposta de ensino da unidade temática Ginástica com ênfase nos processos de avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram objetivos específicos: conhecer e discutir os instrumentos de avaliação utilizados nas aulas de Educação Física e investigar as percepções dos/as alunos/as sobre os processos avaliativos das aulas de Ginástica neste nível de ensino. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa-ação com alunos/as de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da cidade de Porto Feliz/SP, destacando o envolvimento ativo dos/as alunos/as no processo investigativo, reconhecendo a relevância de suas experiências, opiniões e contribuições. Como instrumentos da pesquisa, foram utilizados diários de campo e registros das rodas de conversas. Os dados construídos foram analisados de acordo com análise temática. Observou-se que os/as alunos/as, quando cientes das formas avaliativas, apresentam resultados mais consistentes quanto a apropriação dos conteúdos e conhecimentos pertinentes a unidade didática Ginástica. Conclui-se que a avaliação, quando participativa e bem compreendida, fortalece o ensino e a aprendizado valorizando o protagonismo dos/as alunos/as nas aulas de Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | School assessment is a topic of considerable debate among Physical Education teachers, given its ability to generate information about students and their learning processes, allowing teachers to reflect on and modify their pedagogical practice to achieve their educational objectives. Therefore, the general objective of this study is to investigate a teaching proposal for the thematic unit Gymnastics, with an emphasis on assessment processes in Physical Education classes in the final years of Elementary School. The specific objectives were to identify and discuss the assessment instruments used in Physical Education classes and to investigate students' perceptions of the evaluation processes in Gymnastics classes at this level of education. To achieve this purpose, an action research study was conducted with students from a 6th-grade class in an Elementary School in the city of Porto Feliz/SP, highlighting the active involvement of students in the investigative process and recognizing the relevance of their experiences, opinions, and contributions. As research instruments, field diaries and records from discussion circles were used. The data collected were analyzed using thematic analysis. It was observed that students, when aware of the assessment methods, show more consistent results in terms of their appropriation of the content and knowledge related to the Gymnastics teaching unit. It is concluded that assessment, when participatory and well understood, strengthens teaching and learning by valuing students' protagonism in Physical Education classes. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/311647 | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ginástica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gymnastics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School | - |
| Título: dc.title | Avaliação em Educação Física escolar: experiências em aulas da unidade didática “Ginástica” no ensino fundamental II | - |
| Título: dc.title | Assessment in School Physical Education: Experiences in Lessons from the Didactic Unit 'Gymnastics' in Lower Secondary Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: