Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Jorge Sobral da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Laurênia de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:09:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:09:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311652 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investigou a Educação Ambiental Crítica (EAC) na formação de professores/as, apoiando-se no Materialismo Histórico-Dialético (MHD) como diretriz teórico metodológica. O estudo analisa as percepções ambientais de licenciandos do curso de Ciências Biológicas do campus da UNESP/Bauru/SP, buscando identificar elementos da EAC e do MHD em suas concepções. Para a coleta de dados aplicamos questionários abertos, que foram analisados à luz das categorias do MHD, como trabalho, práxis, contradição, mediação, hegemonia e totalidade. Os resultados revelaram que, embora alguns licenciandos demonstrassem indícios de uma abordagem crítica, a maioria das respostas ainda está ancorada em perspectivas naturalistas ou comportamentalistas, distanciando-se da EAC. Elementos do MHD, como a análise das contradições socioambientais e a ênfase na transformação sistêmica, aparecem de forma superficial, sem uma articulação clara com a crítica ao sistema capitalista. A pesquisa evidenciou lacunas na formação docente, que muitas vezes podem levar a reprodução de visões fragmentadas da Educação Ambiental Crítica, sem problematizar suas raízes políticas, econômicas e sociais. O estudo apontou a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam a EAC no ensino superior, visando uma educação comprometida com a sustentabilidade radical e a transformação socioambiental. | - |
Descrição: dc.description | This study investigated Critical Environmental Education (CEE) in teacher training, using Historical-Dialectical Materialism (HDM) as its theoretical and methodological framework. The research examines the environmental perceptions of undergraduate students in the Biological Sciences program at UNESP/Bauru/SP, aiming to identify elements of CEE and HDM in their conceptions. Data were collected through open-ended questionnaires and analyzed based on HDM categories, such as labor, praxis, contradiction, mediation, hegemony, and totality. The findings revealed that while some students demonstrated signs of a critical approach, most responses remained anchored in naturalistic or behaviorist perspectives, diverging from CEE principles. Elements of HDM—such as the analysis of socio-environmental contradictions and the emphasis on systemic transformation—appeared superficially, without clear articulation with critiques of capitalism. The study highlighted gaps in teacher education, which often lead to the reproduction of fragmented views of Critical Environmental Education, failing to problematize its political, economic, and social roots. The research underscores the need for pedagogical strategies that foster CEE in higher education, promoting an education committed to radical sustainability and socio-environmental transformation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores/as | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico dialético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-dialectical materialism | - |
Título: dc.title | A Educação ambiental crítica na formação de professores: o materialismo histórico-dialético como diretriz | - |
Título: dc.title | Critical environmental education in teacher training: historical-dialectical materialism as a guiding framework | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: