Práticas colaborativas inclusivas em escola de período integral no ensino fundamental-anos finais

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Autor(es): dc.contributorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências - UNESP- Bauru-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorJustino, Laura Regina Paniagua-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:55:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:55:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311648-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/5817633835416042-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4607-7690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311648-
Descrição: dc.descriptionDiante das demandas específicas das escolas de tempo integral e da necessidade de atender a todos os alunos matriculados, torna-se imprescindível compreender as necessidades internas dessas instituições, à luz dos direitos assegurados pelas leis que regem a educação nacional, especialmente no que se refere à Educação Especial. Com o intuito de analisar a realidade de uma escola de Ensino Fundamental II, de tempo integral, esta pesquisa se configura como um estudo que visa contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas à promoção de práticas colaborativas. Nesse sentido, o objetivo principal é descrever e analisar a implementação de práticas colaborativas entre professores do ensino comum e da Educação Especial em uma escola de Ensino Fundamental II, de tempo integral. O desenvolvimento da pesquisa foi estruturado em duas etapas. Na primeira, foram realizados encontros formativos com os professores, com o objetivo de desenvolver repertórios pedagógicos voltados ao atendimento das necessidades de aprendizagem de todos os alunos, subsidiando a implementação de um projeto piloto de práticas colaborativas. Na segunda etapa, foi executado o referido projeto piloto, com a finalidade de caracterizar e analisar as práticas colaborativas entre os professores do ensino comum e os da Educação Especial. Os resultados evidenciaram que a formação continuada é fundamental para sensibilizar e capacitar os docentes. No entanto, sua efetividade está condicionada à realização de ações práticas, à presença de apoio institucional e à disponibilidade de tempo para o planejamento conjunto. Apesar dos desafios enfrentados — como a escassez de recursos, a limitação temporal e as dificuldades de articulação entre disciplinas —, o trabalho colaborativo revelou-se promissor ao fomentar estratégias pedagógicas diversificadas, fortalecer a troca de saberes e ampliar a participação de todos os alunos nas atividades propostas. Constatou-se, ainda, que a consolidação de uma cultura escolar inclusiva exige ações concretas, como mudanças na organização da escola e políticas públicas que incentivem e sustentem a colaboração contínua, especialmente no contexto das escolas de tempo integral.-
Descrição: dc.descriptionGiven the specific demands of full-time schools and the need to serve all enrolled students, it is essential to understand the internal needs of these institutions, in light of the rights guaranteed by the laws that govern national education, especially with regard to Special Education. With the aim of analyzing the reality of a full-time Elementary School II, this research is configured as a study that aims to contribute to the implementation of public policies aimed at promoting collaborative practices. In this sense, the main objective is to describe and analyze the implementation of collaborative practices between regular education and Special Education teachers in a full-time Elementary School II. The development of the research was structured in two stages. In the first, formative meetings were held with the teachers, with the objective of developing pedagogical repertoires aimed at meeting the learning needs of all students, subsidizing the implementation of a pilot project of collaborative practices. In the second stage, the aforementioned pilot project was implemented with the purpose of characterizing and analyzing collaborative practices between regular education teachers and Special Education teachers. The results showed that ongoing training is essential to raise awareness and train teachers. However, its effectiveness is conditioned on the implementation of practical actions, the presence of institutional support and the availability of time for joint planning. Despite the challenges faced — such as the scarcity of resources, time constraints and difficulties in articulating between disciplines — the collaborative work proved to be promising in fostering diversified pedagogical strategies, strengthening the exchange of knowledge and increasing the participation of all students in the proposed activities. It was also found that the consolidation of an inclusive school culture requires concrete actions, such as changes in the organization of the school and public policies that encourage and sustain ongoing collaboration, especially in the context of full-time schools. Keywords: Special Education; Inclusive Education; Collaborative Practices; Elementary Education; Full-Time School.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas colaborativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de período integral-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative practices-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Palavras-chave: dc.subjectFull-time school-
Título: dc.titlePráticas colaborativas inclusivas em escola de período integral no ensino fundamental-anos finais-
Título: dc.titleInclusive collaborative practices in full-time elementary school-final years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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