Avaliação em Educação Física escolar: experiências em aulas da unidade didática “Ginástica” no ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBento-Soares, Daniela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMariusso, Amanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:03:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:03:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311647-
Descrição: dc.descriptionRecurso educacional da dissertação de mestrado "Avaliação em Educação Física escolar: experiências em aulas da unidade didática “Ginástica” no ensino fundamental II".-
Descrição: dc.descriptionA avaliação escolar é tema de considerável debate entre os/as professores/as da Educação Física escolar, dada sua capacidade de construir informações sobre os/as alunos/as e seus processos de aprendizado, permitindo aos/às professores/as refletir e modificar sua prática pedagógica de forma a alcançar seus objetivos didáticos. Por isso, o objetivo geral deste estudo é investigar uma proposta de ensino da unidade temática Ginástica com ênfase nos processos de avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram objetivos específicos: conhecer e discutir os instrumentos de avaliação utilizados nas aulas de Educação Física e investigar as percepções dos/as alunos/as sobre os processos avaliativos das aulas de Ginástica neste nível de ensino. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa-ação com alunos/as de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da cidade de Porto Feliz/SP, destacando o envolvimento ativo dos/as alunos/as no processo investigativo, reconhecendo a relevância de suas experiências, opiniões e contribuições. Como instrumentos da pesquisa, foram utilizados diários de campo e registros das rodas de conversas. Os dados construídos foram analisados de acordo com análise temática. Observou-se que os/as alunos/as, quando cientes das formas avaliativas, apresentam resultados mais consistentes quanto a apropriação dos conteúdos e conhecimentos pertinentes a unidade didática Ginástica. Conclui-se que a avaliação, quando participativa e bem compreendida, fortalece o ensino e a aprendizado valorizando o protagonismo dos/as alunos/as nas aulas de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionSchool assessment is a topic of considerable debate among Physical Education teachers, given its ability to generate information about students and their learning processes, allowing teachers to reflect on and modify their pedagogical practice to achieve their educational objectives. Therefore, the general objective of this study is to investigate a teaching proposal for the thematic unit Gymnastics, with an emphasis on assessment processes in Physical Education classes in the final years of Elementary School. The specific objectives were to identify and discuss the assessment instruments used in Physical Education classes and to investigate students' perceptions of the evaluation processes in Gymnastics classes at this level of education. To achieve this purpose, an action research study was conducted with students from a 6th-grade class in an Elementary School in the city of Porto Feliz/SP, highlighting the active involvement of students in the investigative process and recognizing the relevance of their experiences, opinions, and contributions. As research instruments, field diaries and records from discussion circles were used. The data collected were analyzed using thematic analysis. It was observed that students, when aware of the assessment methods, show more consistent results in terms of their appropriation of the content and knowledge related to the Gymnastics teaching unit. It is concluded that assessment, when participatory and well understood, strengthens teaching and learning by valuing students' protagonism in Physical Education classes.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001.-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/311689-
Relação: dc.relationAvaliação em Educação Física escolar: experiências em aulas da unidade didática “Ginástica” no ensino fundamental II-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjectGymnastics-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleAvaliação em Educação Física escolar: experiências em aulas da unidade didática “Ginástica” no ensino fundamental II-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.