Formação continuada na educação infantil: em foco uma proposta metodológica na perspectiva histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPasqualini, Juliana Campregher-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná (UNESPAR)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luara Alexandre dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:07:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:07:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311634-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4625-1940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311634-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem o objetivo principal de analisar a experiência de professoras de educação infantil, participantes de uma formação continuada, estruturada a partir da proposta metodológica elaborada por Mazzeu (1998),com base no método da Pedagogia Histórico Crítica, visando investigar a percepção das professoras sobre quais condições, estratégias, conteúdos e formato são determinantes para que uma formação continuada possa exercer real impacto na prática docente, qualificando-a como práxis. Promovemos uma formação continuada, baseada nas Psicologia Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, tendo como base metodológica os cinco momentos propostos por Saviani: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social; identificar o papel da formação continuada na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, a medida em que consideramos as condições objetivas e subjetivas de seu trabalho, e suas implicações para uma prática pedagógica intencional. Participaram dessa proposta, além da pesquisadora responsável, 10 professoras voluntárias que atuam na educação infantil, em uma cidade do noroeste do Paraná. A pesquisa é conduzida a partir de uma perspectiva histórico-cultural, que fundamenta a formação continuada como um processo de construção coletiva e reflexiva. Também exploramos a formação continuada de professores da educação infantil, com ênfase nas últimas décadas, examinando as abordagens e práticas que têm se consolidado nesse campo como também os aspectos voltados ao espaço da política nacional. A partir das categorias de análise necessidade e condições, a pesquisa revela que uma formação continuada eficaz deve possibilitar uma análise constante sobre o fazer docente, bem como, precisa ser um espaço para a construção de uma identidade docente transformadora, pautada na reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Esses aspectos apontam para a relevância do coletivo e da práxis enquanto pilares de uma formação continuada consciente e intencional.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this thesis is to analyze the experience of early childhood education teachers who participated in a continuing education program structured according to the methodological proposal developed by Mazzeu (1998), based on the Historical-Critical Pedagogy method, aiming to investigate the teachers' perception of which conditions, strategies, content and format are decisive for continuing education to have a real impact on teaching practice, qualifying it as praxis. We promote continuing education based on Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, using as a methodological basis the five moments proposed by Saviani: social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and social practice; identify the role of continuing education in the pedagogical practice of Early Childhood Education teachers, as we consider the objective and subjective conditions of their work, and their implications for an intentional pedagogical practice. In addition to the researcher in charge, 10 volunteer teachers who work in early childhood education in a city in northwestern Paraná participated in this proposal. The research is conducted from a historical-cultural perspective, which grounds continuing education as a process of collective and reflective construction. We also explored the continuing education of early childhood education teachers, with an emphasis on recent decades, examining the approaches and practices that have been consolidated in this field as well as aspects focused on the national policy space. Based on the categories of analysis need and conditions, the research reveals that effective continuing education should enable a constant analysis of teaching practice, as well as being a space for the construction of a transformative teaching identity, based on critical reflection on pedagogical practice. These aspects point to the relevance of the collective and praxis as pillars of conscious and intentional continuing education.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo principal de esta tesis es analizar la experiencia de docentes de educación infantil que participaron en un programa de formación continua estructurado según la propuesta metodológica de Mazzeu (1998), basada en el método de la Pedagogía Histórico-Crítica, con el objetivo de investigar la percepción de los docentes sobre qué condiciones, estrategias, contenidos y formatos son decisivos para que la formación continua tenga un impacto real en la práctica docente, calificándola como praxis. Promovemos la formación continua con base en la Psicología Histórico-Cultural y la Pedagogía Histórico-Crítica, utilizando como base metodológica los cinco momentos propuestos por Saviani: práctica social, problematización, instrumentalización, catarsis y práctica social; identificamos el papel de la formación continua en la práctica pedagógica de los docentes de Educación Infantil, considerando las condiciones objetivas y subjetivas de su trabajo y sus implicaciones para una práctica pedagógica intencional. Además del investigador a cargo, participaron en esta propuesta 10 docentes voluntarios que trabajan en educación infantil en una ciudad del noroeste de Paraná. La investigación se realiza desde una perspectiva histórico-cultural, que fundamenta la formación continua como un proceso de construcción colectiva y reflexiva. También exploramos la formación continua del profesorado de educación infantil, con énfasis en las últimas décadas, examinando los enfoques y prácticas consolidados en este campo, así como aspectos centrados en el espacio político nacional. Con base en las categorías de análisis de necesidades y condiciones, la investigación revela que una formación continua eficaz debe permitir un análisis constante de la práctica docente, además de ser un espacio para la construcción de una identidad docente transformadora, basada en la reflexión crítica sobre la práctica pedagógica. Estos aspectos apuntan a la relevancia del colectivo y la praxis como pilares de una formación continua consciente e intencional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor na educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso formativo-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education of teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher in early childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectTraining process-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural psychology-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectFormación continua del profesorado-
Palavras-chave: dc.subjectDocente en educación infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProceso de formación-
Palavras-chave: dc.subjectPsicología histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogía histórico-crítica-
Título: dc.titleFormação continuada na educação infantil: em foco uma proposta metodológica na perspectiva histórico-cultural-
Título: dc.titleLa formación continua en educación infantil: una propuesta metodológica desde una perspectiva histórico-cultural-
Título: dc.titleContinuing education in early childhood education: focusing on a methodological proposal from a historical-cultural perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.