Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Klein, Ana Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Flaviana de Freitas. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:31:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:31:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311604 | - |
Descrição: dc.description | O Brasil tem casos frequentes de violência de gênero, que revelam relações de poder historicamente desiguais e assimétricas entre homens e mulheres. O relatório final da Comissão Nacional da Verdade revela que as mulheres vítimas da Ditadura Civil-Militar de 1964 receberam torturas específicas, focadas na violência de gênero e na misoginia. Assim, este estudo se justifica pela importância do resgate da memória e da verdade com foco na violência de gênero sofrida por mulheres militantes durante a ditadura brasileira. Para tanto, realiza-se uma análise de como os corpos femininos militantes eram objeto de abjeção pelo aparelho repressor. Entende-se que a Educação em Direitos Humanos é fundamental para trazer à tona o passado, repensando o presente e educando socialmente para que práticas autoritaristas nunca mais aconteçam. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo e a abordagem do problema é qualitativa. A primeira etapa do estudo utilizou-se da pesquisa documental, com análise de 118 depoimentos dados por mulheres à Comissão Nacional da Verdade nos anos de 2012, 2013 e 2014. As violências de gênero identificadas foram categorizadas em: física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Na segunda etapa, partindo da concepção metodológica da história oral, foram realizadas entrevistas não estruturadas com quatro mulheres militantes políticas que foram vítimas da Ditadura Civil-Militar. Os relatos nos levam à humanização e à análise de como estas mulheres enxergam e vivenciam as violências de gênero sofridas pelo aparelho repressor. Por fim, elaborou-se possibilidades educativas para levar o conteúdo desta pesquisa para a Educação Básica. A partir das duas etapas, construiu-se uma problematização sobre a educação e o currículo, trazendo o uso de relatos como sugestão para uma efetiva pedagogia da memória, dentro da perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Entende-se que a educação é uma importante via para o nunca mais, auxiliando na construção de uma sociedade mais democrática e pautada pelos valores dos Direitos Humanos e da igualdade de gênero. | - |
Descrição: dc.description | Brazil has frequent cases of gender-based violence, which reveal historically unequal and asymmetrical power relations between men and women. The final report of the National Truth Commission reveals that women who were victims of the 1964 Civil-Military Dictatorship were subjected to specific tortures, focused on gender-based violence and misogyny. Thus, this study is justified by the importance of recovering memory and truth with a focus on the gender-based violence suffered by female activists during the Brazilian dictatorship. To this end, an analysis is carried out of how female activist bodies were subjected to abjection by the repressive apparatus. It is understood that Human Rights Education is essential to bring the past to light, rethinking the present and educating society so that authoritarian practices never happen again. The research is exploratory and descriptive in nature, and the approach to the problem is qualitative. The first stage of the study used documentary research, with analysis of 118 testimonies given by women to the National Truth Commission in 2012, 2013 and 2014. The gender-based violence identified was categorized as: physical, sexual, moral, psychological and patrimonial. In the second stage, based on the methodological concept of oral history, unstructured interviews were conducted with four female political activists who were victims of the Civil-Military Dictatorship. The reports lead us to humanize and analyze how these women see and experience the gender-based violence suffered by the repressive apparatus. Finally, educational possibilities were developed to take the content of this research to Basic Education. Based on the two stages, a problematization of education and the curriculum was constructed, bringing the use of reports as a suggestion for an effective pedagogy of memory, within the perspective of Education in Human Rights. It is understood that education is an important path to never again, helping to build a more democratic society guided by the values of Human Rights and gender equality. | - |
Descrição: dc.description | Brasil es un país con frecuentes casos de violencia de género, que revelan relaciones de poder históricamente desiguales y asimétricas entre hombres y mujeres. El informe final de la Comisión Nacional de la Verdad revela que las mujeres víctimas de la Dictadura Cívico-Militar de 1964 recibieron torturas específicas, centradas en la violencia de género y la misoginia. Así, este estudio se justifica por la importancia de recuperar la memoria y la verdad con foco en la violencia de género sufrida por mujeres activistas durante la dictadura brasileña. Para ello, se realiza un análisis de cómo los cuerpos femeninos militantes fueron objeto de abyección por parte del aparato represivo. Se entiende que la Educación en Derechos Humanos es fundamental para sacar a la luz el pasado, repensar el presente y educar socialmente para que las prácticas autoritarias no vuelvan a ocurrir. La investigación es de carácter exploratorio y descriptivo y el abordaje del problema es cualitativo. La primera etapa del estudio utilizó la investigación documental, con análisis de 118 testimonios rendidos por mujeres ante la Comisión Nacional de la Verdad en 2012, 2013 y 2014. La violencia de género identificada fue categorizada en: física, sexual, moral, psicológica y patrimonial. En la segunda etapa, a partir de la concepción metodológica de la historia oral, se realizaron entrevistas no estructuradas a cuatro mujeres activistas políticas víctimas de la Dictadura Cívico-Militar. Los informes nos llevan a la humanización y análisis de cómo estas mujeres ven y viven la violencia de género que sufre el aparato represivo. Finalmente, se desarrollaron posibilidades educativas para llevar el contenido de esta investigación a la Educación Básica. A partir de las dos etapas, se construyó una problematización sobre la educación y el currículo, trayendo el uso de informes como sugerencia para una efectiva pedagogía de la memoria, en la perspectiva de la Educación en Derechos Humanos. Se entiende que la educación es un camino importante para nunca más, ayudando a construir una sociedad más democrática guiada por los valores de los Derechos Humanos y la igualdad de género. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e verdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar 1964-1985 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos das mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory and truth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender-based violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil-military dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women's rights | - |
Título: dc.title | Mulheres vítimas da ditadura civil-militar: como a memória e a verdade podem contribuir para a compreensão da violência de gênero | - |
Título: dc.title | Women victims of the civil-military dictatorship: how memory and truth can contribute to understanding gender violence | - |
Título: dc.title | Mujeres víctimas de la dictadura cívico-militar: cómo la memoria y la verdad pueden contribuir a la comprensión de la violencia de género | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: