Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Komesu, Fabiana Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dordan, Augusto Vinicius de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311565 | - |
Descrição: dc.description | Na associação entre Novos Estudos de Letramento e Análise do Discurso, esta pesquisa em nível de Mestrado tem como objetivo investigar relações de fronteira e constituição entre discurso científico e discurso da divulgação científica no processo de produção de roteiros de podcast de divulgação científica e de comentários reflexivos escritos por universitários vinculados a programas de pós-graduação da região sudeste do Brasil. Esse objetivo geral desdobra-se em outros, específicos: (i) com base na investigação dos roteiros escritos de podcast, analisar procedimentos metadiscursivos (Maingueneau, 1997; Jubran 2005) adotados por escreventes universitários, considerando-se os diferentes modos de envolvimento (ou não) com a realização da atividade; (ii) com base na investigação dos comentários reflexivos, analisar a relação entre presumidos de gêneros do discurso (Corrêa, 2011) e presumidos das práticas discursivas (Volóchinov, 2019), considerando-se a projeção que o escrevente faz das relações de fronteira e constituição entre discurso científico e discurso da divulgação científica. O corpus da pesquisa é composto de 76 produções textuais, organizadas em dois subconjuntos: 38 roteiros de podcast de divulgação científica e 38 comentários reflexivos produzidos por pesquisadores em formação (graduados, mestrandos, mestres, doutorandos) no contexto de uma disciplina de pós-graduação. A análise empregada é de natureza qualitativa, com aplicação de critérios quantitativos na sistematização de regularidades. A hipótese de partida é a de que, longe de serem reduzidos a um processo de “adequação” de linguagem (na passagem de um discurso a outro), os procedimentos metadiscursivos empregados pelos escreventes apontam para regularidades enunciativas do discurso da divulgação científica na universidade e para presumidos dessa prática discursiva, num contexto marcado por forte demanda de popularização da pesquisa acadêmica. Os resultados apontam para alta ocorrência de procedimentos metadiscursivos que buscam marcar o diálogo do locutor com o interlocutor, organizar o discurso e simular um efeito de transparência dos sentidos, no diálogo com presumidos em torno da prática de divulgação científica que privilegiam um equilíbrio entre ciência e senso comum, um estilo de linguagem acessível e a atribuição de um lugar privilegiado ao interlocutor. | - |
Descrição: dc.description | Based on the theoretical-methodological assumptions of New Literacy Studies and French Discourse Analysis, this Master’s-level research aims to investigate the boundary and constitution relations between scientific discourse and the discourse of scientific dissemination in the process of producing scientific dissemination podcast scripts and reflective texts written by university students enrolled in graduate programs of the southeastern Brazil. This general objective unfolds into more specific aims: (i) based on the investigation of the written podcast scripts, to analyze metadiscursive procedures (Maingueneau, 1997; Jubran, 2005) adopted by university writers, considering the different degrees of engagement (or lack thereof) with the activity; (ii) based on the investigation of the reflective texts, to investigate the relationship between the assumed of discourse genres (Corrêa, 2011) and the assumed of discursive practices (Volóchinov, 2019), considering the writer's projection of the boundary and constitution relations between scientific discourse and the discourse of scientific dissemination. The research corpus consists of 76 textual productions, organized into two subsets: (i) 38 outreach podcast scripts and (ii) 38 reflective commentaries produced by early-degree (graduates, master’s students, master’s degree holders, and PhD students) in the context of a graduate-level course. The data analysis followed qualitative methods, with the application of quantitative criteria in the systematization of regularities. The working hypothesis is that, far from being a mere “adaptation” of language (from one discourse to another), the metadiscursive procedures employed by the writers point to enunciative regularities of science dissemination discourse within the university and to the assume of this discursive practice, in a context marked by a strong demand for the popularization of academic research. The results indicate a high occurrence of metadiscursive procedures aimed at marking the speaker’s dialogue with the interlocutor, organizing discourse, and simulating a “transparency” of meaning. These features align with a social assumed surrounding science dissemination discourse that emphasize a balance between science and common sense, an accessible language style, and the attribution of a privileged position to the interlocutor. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/06752-6 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.831282/2023-00 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.936730/2024-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadiscurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific dissemination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadiscourse | - |
Título: dc.title | Discurso científico/discurso da divulgação científica: relações de fronteira e constituição em podcasts de universitários | - |
Título: dc.title | Scientific discourse/scientific dissemination discourse: boundary and constitution relations in university students podcasts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: