Percepção dos consumidares em relação ao bem-estar animal na decisão de compra

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Autor(es): dc.contributorFilardi, Rosemeire da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Welcio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:08:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:08:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311559-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção, as atitudes e os comportamentos dos consumidores em relação ao bem-estar animal na produção de alimentos de origem animal, avaliando sua influência nas decisões de compra. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica e da aplicação de um questionário online com 207 participantes. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes é composta por jovens adultos, com ensino superior e renda própria, perfil considerado mais propenso à adoção de práticas de consumo conscientes. Observou-se, entretanto, um baixo nível de conhecimento sobre certificações de bem-estar animal, sendo que apenas 17,4% dos participantes relataram familiaridade com o tema. A qualidade e o sabor foram os principais fatores que influenciam a decisão de compra, seguidos pelo preço. Mesmo com o desconhecimento sobre as certificações, 55,6% dos consumidores declarou estar disposta a pagar um valor adicional por produtos certificados. Os resultados evidenciam a necessidade de estratégias de comunicação e educação que ampliem a conscientização sobre o bem-estar animal, ressaltando seus benefícios éticos, ambientais e nutricionais, de modo a estimular práticas de consumo mais responsáveis e sustentáveis.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze consumer perceptions, attitudes, and behaviors regarding animal welfare in the production of animal-based foods, assessing its influence on purchasing decisions. The research was conducted through a literature review and the application of an online questionnaire answered by 207 participants. The results indicated that most respondents were young adults with higher education and their own income, a profile considered more likely to adopt conscious consumption practices. However, a low level of knowledge about animal welfare certifications was observed, with only 17.4% of respondents reporting familiarity with the topic. Product quality and taste were the main factors influencing purchase decisions, followed by price. Despite the lack of knowledge about certifications, 55.6% of the consumers stated their willingness to pay an additional amount for certified products. The findings highlight the need for communication and educational strategies that increase consumer awareness of animal welfare, emphasizing its ethical, environmental, and nutritional benefits, in order to promote more responsible and sustainable consumption practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConfiança nos selos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento de compra-
Palavras-chave: dc.subjectIntenção de compra-
Palavras-chave: dc.subjectTrust in seals-
Palavras-chave: dc.subjectPurchasing behavio-
Palavras-chave: dc.subjectPurchase intention-
Título: dc.titlePercepção dos consumidares em relação ao bem-estar animal na decisão de compra-
Título: dc.titleConsumer perception of animal welfare in purchasing decision-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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