Crianças, ciências sociais, filosofia: entre falas e escutas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBadia, Denis Domeneghetti-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Ciências e Letras-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMendes, Bruna Ribeiro de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:26:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:26:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311512-
Descrição: dc.descriptionA filosofia para crianças surge no final dos anos 60 com Matthew Lipman e desde então vem traçando sua trajetória no contexto infantil. As ciências sociais chegam ao Brasil em 1934 por meio da universidade, mas no ensino infantil tem seus primórdios no município de Cariacica – Espírito Santo a partir de 2009 com a aprovação da lei 4.505/2007 pela Câmara Municipal, que institui o Ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental. A partir desse momento, se desenvolve ainda mais a reflexão da relação entre a filosofia e as ciências sociais no contexto infantil. Na dissertação de mestrado Ciências Sociais na infância: contribuições para se ler mundo, foram traçados os caminhos os quais aproximam a filosofia e as ciências sociais, assim como propostas de doze histórias sobre conceitos das ciências sociais. Buscamos agora revisitar a dissertação e elaborar uma pesquisa-ação, levando as histórias escritas sobre conceitos sociológicos, antropológicos e da ciência política para dentro da sala de aula. Momento em que a autora encontra as crianças e a pesquisa é construída por meio de falas e escutas.-
Descrição: dc.descriptionPhilosophy for children emerged in the late 1960s with Matthew Lipman and has been tracing its trajectory in the context of children ever since. Social sciences arrived in Brazil in 1934 through universities, but in early childhood education they began in the city of Cariacica, Espírito Santo, in 2009, with the approval of law 4,505/2007 by the City Council, which established the teaching of philosophy and sociology in elementary school. From that moment on, the reflection on the relationship between philosophy and social sciences in the context of children began to develop even further. In the master's dissertation Social Sciences in childhood: Contributions to reading the world, the paths that bring philosophy and social sciences closer together were outlined, as well as proposals for twelve stories about concepts in the social sciences. We now seek to revisit the dissertation and develop an action research project, taking the stories written about sociological, anthropological and political science concepts into the classroom. Moment when the author meets the children and the research is constructed through speeches and listening.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia e Ciências Sociais para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectLivros infantis-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy and Social Sciences for children-
Palavras-chave: dc.subjectAction research-
Palavras-chave: dc.subjectChildren’s book-
Título: dc.titleCrianças, ciências sociais, filosofia: entre falas e escutas-
Título: dc.titleChildren, social sciences, philosophy: between speeches and listening-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.