Quando os saberes são viajantes: a circulação do conhecimento para a formação docente no Brasil e em Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Raquel Lazzari Leite-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Filosofia e Ciências-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorNão há coorientador-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Montanhini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:37:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:37:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311498-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresentou como objetivo principal a compreensão do processo de apropriação e de circulação de saberes transnacionais nas especificidades e espacialidades de cursos de formação e profissionalização de educadores no Brasil e em Angola. Para tanto, esse estudo buscou verificar de que forma os saberes docentes apropriados nas espacialidades do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília, poderiam ser percebidos no Plano Curricular da Licenciatura em Língua Portuguesa da Escola Superior Pedagógica (ESPE) do Bié, na cidade de Cuito, Angola. Esse estudo foi possível porque o Programa de Pós-graduação da Unesp, por meio do convênio entre o Ministério da Educação Brasileiro e o Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, associado ao Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) do país africano, foi responsável por formar professores angolanos em nível de Mestrado e de Doutorado que atualmente lecionam na Licenciatura em Língua Portuguesa da ESPE do Bié. Por apresentar-se como um estudo da Educação Comparada, essa investigação esteve ancorada em Nóvoa (2010; 2017), em Catani (2000), em Ferreira (2008; 2014) e em Silva (2018), que compreendem os estudos dessa área como sócio-históricos e culturais, sob a perspectiva da importância do outro para a investigação, inseridos nos contextos das mais diversas espacialidades e temporalidades. Essa investigação foi desenvolvida mediante a pesquisa documental (Godoy, 1995; Guba e Lincoln, 1981; Lüdke, 1986), que compreende os documentos como materiais escritos de natureza diversa, que ainda não receberam tratamento analítico. Assim, a coleta de dados foi realizada a partir das referências bibliográficas encontradas nos Planos de Ensino das disciplinas estruturantes do Plano Curricular da Licenciatura em Língua Portuguesa da ESPE do Bié e das referências encontradas nos Planos de Ensino das disciplinas do PPGE da Unesp de Marília. As análises dos dados coletados buscaram compreender a circulação dos saberes transnacionais por meio do conceito de apropriação (Chartier, 1990; 2002), definido como outra produção dos usos e das interpretações relacionados às suas determinações fundamentais e inscritos nas práticas específicas que os produzem. Dessa forma, foi possível compreender que os saberes docentes encontrados no PPGE brasileiro circulam nas espacialidades da Instituição de Educação Superior angolana, no entanto, esses saberes foram reinterpretados, reutilizados e readaptados para a espacialidade da ESPE do Bié e para a temporalidade da formação inicial de professores da Licenciatura.-
Descrição: dc.descriptionThis study presented as main objective the understand the process of appropriation and circulation of transnational knowledge within the specificities and spatialities of teacher training and professionalization programs in Brazil and Angola. To this end, the research aimed to examine how the teaching knowledge appropriated within the spatial context of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Faculty of Philosophy and Sciences of Unesp, Marília campus, could be identified in the Curriculum Plan of the Undergraduate Program in Portuguese Language at the Pedagogical Higher School (ESPE) of Bié, located in the city of Cuito, Angola. This investigation was made possible through a partnership between the Brazilian Ministry of Education and the Ministry of Higher Education, Science, Technology and Innovation of Angola, along with the National Institute for Scholarship Management (INAGBE) of the African country. This agreement enabled Unesp’s Graduate Program to train Angolan teachers at the Master's and Doctoral levels, who now teach in the Portuguese Language Degree Program at ESPE Bié. As a study within the field of Comparative Education, this research was grounded in the works of Nóvoa (2010; 2017), Catani (2000), Ferreira (2008; 2014), and Silva (2018), who understand this area of study as socio-historical and cultural, highlighting the importance of the "other" in educational research across diverse spatial and temporal contexts. The investigation was developed through document analysis (Godoy, 1995; Guba e Lincoln, 1981; Lüdke, 1986), which considers documents as written materials of various types that have not yet undergone analytical treatment. Data collection was carried out through the bibliographic references found in the syllabi of core subjects from the Curriculum Plan of the Portuguese Language Degree Program at ESPE Bié, as well as those from the syllabi of the PPGE at Unesp Marília. The analysis of the collected data sought to understand the circulation of transnational knowledge through the concept of appropriation (Chartier, 1990; 2002), defined as a different production of uses and interpretations related to their fundamental determinations and embedded in the specific practices that produce them. Thus, it was possible to understand that the teaching knowledge found in the Brazilian PPGE circulates within the spatial context of the Angolan Higher Education Institution. However, this knowledge has been reinterpreted, reused, and readapted to the spatiality of ESPE Bié and to the temporality of initial teacher education in the undergraduate program.-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo presentó como objetivo principal la comprensión del proceso de apropiación y circulación de saberes transnacionales en las especificidades y espacialidades de cursos de formación y profesionalización de educadores en Brasil y en Angola. Para ello, este estudio se propuso analizar de qué manera los saberes docentes apropiados en las espacialidades del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Facultad de Filosofía y Ciencias de la Unesp, campus de Marília, pueden ser identificados en el Plan de Estudios de la Licenciatura en Lengua Portuguesa de la Escuela Superior Pedagógica (ESPE) de Bié, en la ciudad de Cuito, Angola. Este estudio fue posible gracias al convenio entre el Ministerio de Educación de Brasil y el Ministerio de Enseñanza Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación de Angola, junto al Instituto Nacional de Gestión de Becas de Estudio (INAGBE) del país africano, que permitió al PPGE de la Unesp formar docentes angoleños en niveles de Maestría y Doctorado. Actualmente, dichos docentes imparten clases en la Licenciatura en Lengua Portuguesa de la ESPE de Bié. Al tratarse de un estudio en el campo de la Educación Comparada, esta investigación se apoyó en los aportes de Nóvoa (2010; 2017), Catani (2000), Ferreira (2008; 2014) y Silva (2018), quienes comprenden esta área como sociohistórica y cultural, bajo la perspectiva de la importancia del otro en la investigación, inserta en contextos diversos tanto en lo espacial como en lo temporal. La investigación se desarrolló mediante análisis documental (Godoy, 1995; Guba e Lincoln, 1981; Lüdke, 1986), considerando los documentos como materiales escritos de distintas naturalezas que aún no han sido objeto de análisis. La recolección de datos se realizó a partir de las referencias bibliográficas encontradas en los programas de asignatura de las disciplinas estructurantes del Plan de Estudios de la Licenciatura en Lengua Portuguesa de la ESPE de Bié, y de las referencias presentes en los programas de las disciplinas del PPGE de la Unesp, campus de Marília. El análisis de los datos recolectados buscó comprender la circulación de saberes transnacionales a partir del concepto de apropiación (Chartier, 1990; 2002), entendido como una nueva producción de usos e interpretaciones en relación con sus determinaciones fundamentales, inscritas en las prácticas específicas que los generan. De este modo, fue posible comprender que los saberes docentes presentes en el PPGE brasileño circulan en las espacialidades de la Institución de Educación Superior angoleña; sin embargo, dichos saberes fueron reinterpretados, reutilizados y readaptados a la espacialidad de la ESPE de Bié y a la temporalidad de la formación inicial de docentes de la Licenciatura.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCirculação de saberes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação comparada-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectCirculation of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectComparative education-
Título: dc.titleQuando os saberes são viajantes: a circulação do conhecimento para a formação docente no Brasil e em Angola-
Título: dc.titleWhen knowledge travels: the circulation of knowledge for teacher education in Brazil and Angola-
Título: dc.titleCuando los saberes son viajeros: la circulación del conocimiento para la formación docente en Brasil y Angola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.