O ensino da álgebra e a produção de significados sobre a prática pedagógica neste ensino na região central do Rio Grande do Sul nos últimos 50 anos: narrativas de professoras dos primeiros anos escolares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Heloisa da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNoro, Iasmim Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:06:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:06:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311477-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311477-
Descrição: dc.descriptionTecer compreensões sobre a história do ensino da álgebra nos últimos 50 anos na região central do Rio Grande do Sul, incluindo a produção de significados sobre as práticas pedagógicas voltadas a esse ensino, a partir da perspectiva de professoras que ensinam ou ensinaram matemática nos anos iniciais do Ensino Primário/Ensino Fundamental, é o objetivo central da presente pesquisa. A abordagem qualitativa escolhida está pautada nos pressupostos metodológicos da História Oral. Para tanto, desenvolveu-se um roteiro de entrevista com questões relacionadas a aspectos gerais da formação e das experiências docentes de 15 professoras, bem como perguntas específicas sobre o ensino da matemática, com ênfase na álgebra. Além disso, foram elaboradas fichas com modelos de atividades e palavras-chave relacionadas às noções algébricas presentes nos anos iniciais. A partir do estudo dos depoimentos obtidos nas entrevistas, buscou-se descrever, problematizar e discutir historicamente as alterações e permanências no ensino da álgebra, bem como os significados produzidos a esses processos pelas professoras que atuaram com o ensino de matemática a partir da década de 1970. A pesquisa também abordou aspectos do contexto em que esse ensino ocorreu: o Movimento da Matemática Moderna, a existência de classes multisseriadas e a pandemia de Covid-19 foram temas que emergiram das narrativas, além de aspectos sociais e econômicos específicos da região central do Rio Grande do Sul. O ensino dos conceitos de igualdade e desigualdade também passou por transformações ao longo do tempo. Inicialmente restrito à simbologia matemática e ao uso de números nas décadas de 1970 e 1980, esse ensino passou a ser cada vez mais contextualizado em situações do cotidiano. Símbolos como pertence, não pertence, maior que e menor que, comuns até o final do século XX, foram gradualmente excluídos do currículo no século XXI, implicando mudanças nas abordagens pedagógicas. A sentença matemática, por sua vez, apesar de ter sido deixada de lado em determinado período, vem sendo retomada por algumas professoras que já a utilizavam anteriormente. As mudanças e continuidades no ensino da álgebra nos primeiros anos escolares, conforme indicado na análise das produções de significado pelas professoras, são envolvidas e mostram interferências de transformações históricas, sociais e culturais ao longo do tempo, como também da motivação pessoal das docentes.-
Descrição: dc.descriptionThe central objective of this research is to develop understandings about the history of algebra teaching over the past 50 years in the central region of Rio Grande do Sul, including the production of meanings related to pedagogical practices aimed at this teaching, from the perspective of teachers who teach or have taught mathematics in the early years of Primary/Elementary Education. The chosen qualitative approach is based on the methodological assumptions of Oral History. To this end, an interview guide was developed with questions related to general aspects of the training and teaching experiences of 15 teachers, as well as specific questions about mathematics teaching, with an emphasis on algebra. In addition, activity models and keywords related to algebraic notions present in the early years were prepared on data sheets. Based on the study of the testimonies obtained in the interviews, the research sought to describe, problematize, and historically discuss the changes and continuities in algebra teaching, as well as the meanings produced about these processes by the teachers who worked with mathematics teaching from the 1970s onwards. The research also addressed aspects of the context in which this teaching occurred: the Modern Mathematics Movement, the existence of multigrade classes, and the Covid-19 pandemic were themes that emerged from the narratives, along with specific social and economic aspects of the central region of Rio Grande do Sul. The teaching of the concepts of equality and inequality also underwent transformations over time. Initially restricted to mathematical symbolism and the use of numbers in the 1970s and 1980s, this teaching gradually became more contextualized in everyday situations. Symbols such as belongs to, does not belong to, greater than, and less than, common until the end of the 20th century, were gradually removed from the curriculum in the 21st century, implying changes in pedagogical approaches. The mathematical sentence, on the other hand, although it was left aside for a certain period, has been reintroduced by some teachers who had previously used it. The changes and continuities in algebra teaching during the early school years, as indicated by the analysis of the meanings produced by the teachers, are intertwined and show influences from historical, social, and cultural transformations over time, as well as the personal motivation of the teachers.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectSéries iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação primária-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Palavras-chave: dc.subjectMudanças e permanências-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEarly grades-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary education-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectChanges and continuities-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Título: dc.titleO ensino da álgebra e a produção de significados sobre a prática pedagógica neste ensino na região central do Rio Grande do Sul nos últimos 50 anos: narrativas de professoras dos primeiros anos escolares-
Título: dc.titleThe teaching of algebra and the production of meanings about pedagogical practice in this teaching in the central region of Rio Grande do Sul over the past 50 years: narratives of early years teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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