Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Pedro Henrique Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:51:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:51:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311399 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso de transportes de massa na qualidade de vida e na redução da emissão de poluentes na cidade de São Paulo. A pesquisa parte do pressuposto de que o uso intensivo de automóveis particulares é um dos principais responsáveis pelos elevados níveis de poluição atmosférica na metrópole, contribuindo para problemas ambientais e de saúde pública. Por meio de uma análise comparativa entre diferentes modais — carro, ônibus, motocicleta e metrô — o estudo quantifica a emissão de poluentes por passageiro.km e avalia os custos econômicos e ambientais de cada tipo de transporte. A metodologia inclui a coleta de dados por questionário entre 2022 e 2024, além do levantamento de informações junto a fontes oficiais. Os resultados mostram que o metrô é o modal mais eficiente em termos ambientais e econômicos, com emissão praticamente nula de poluentes locais e custo anual até cinco vezes menor do que o transporte individual. Conclui-se que a ampliação do transporte de massa e a adoção de políticas públicas integradas são fundamentais para a sustentabilidade urbana e melhoria da qualidade de vida em São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of mass transportation on quality of life and pollutant emissions reduction in the city of São Paulo. The study stems from the observation that the intensive use of private cars is one of the main contributors to high levels of air pollution in the metropolis, leading to environmental degradation and public health issues. Through a comparative analysis of different transportation modes — cars, buses, motorcycles, and subways — the research quantifies pollutant emissions per passenger.km and evaluates the economic and environmental costs associated with each type. The methodology includes survey data collected between 2022 and 2024 and from official sources. Results indicate that the subway is the most efficient mode in both environmental and economic terms, with virtually zero local pollutant emissions and an annual cost up to five times lower than that of private vehicles. It is concluded that expanding mass transportation and implementing integrated public policies are essential for urban sustainability and improving quality of life in São Paulo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição atmosférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metrô | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Título: dc.title | Melhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SP | - |
Título: dc.title | Improving quality of life with the use of mass transportation in the city of São Paulo - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: