Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Legendre, Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ponciano, João Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:14:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:14:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311372 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa investigou o uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia para promover o engajamento dos estudantes da educação básica na leitura de textos relacionados a ciências da natureza, com ênfase na Química e no estudo da tabela periódica. O objetivo geral foi contribuir para a alfabetização científica e o combate ao analfabetismo funcional. Especificamente, buscou-se explorar a aprendizagem da tabela periódica por meio do RPG e identificar possibilidades de engajamento do perfil leitor dos alunos com temas científicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de formulários com questões abertas e fechadas, e do diário de bordo, sendo analisados com foco no engajamento dos estudantes ao utilizarem o RPG como ferramenta pedagógica para alfabetização científica. A intervenção utilizou um produto educacional desenvolvido no âmbito da pesquisa: um jogo-livro intitulado “Alquimista”. Os resultados evidenciaram que o uso do RPG como recurso pedagógico favoreceu o engajamento dos alunos na leitura e na busca por informações sobre a tabela periódica, contribuindo significativamente para a alfabetização científica e a superação do analfabetismo funcional. | - |
Descrição: dc.description | This research investigated the use of Role-Playing Game (RPG) as a strategy to promote engagement among basic education students in reading texts related to natural sciences, with an emphasis on Chemistry and the study of the periodic table. The overarching goal was to contribute to scientific literacy and combat functional illiteracy. Specifically, the study aimed to explore periodic table learning through RPGs and identify opportunities to engage students’ reader profiles with scientific themes. This qualitative research involved 1st to 3rd-year high school students from a public school in the state of São Paulo, Brazil. Data were collected through open- and closed-ended questionnaires and a research log, analyzed with a focus on student engagement when using RPG as a pedagogical tool for scientific literacy. The intervention employed an educational product developed as part of the research: a game-book titled Alquimista (The Alchemist). Results demonstrated that using RPG as a pedagogical resource fostered student engagement in reading and seeking information about the periodic table, significantly contributing to scientific literacy and overcoming functional illiteracy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro-jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material instrucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro para-didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamebook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periodic table | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Para-didactic book | - |
Título: dc.title | Jogo-livro “Alquimista”: um material educacional para alfabetização científica baseado no RPG | - |
Título: dc.title | “Alchemist” fame-book: an educational material for scientific literacy based on RPG | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: