Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miller, Stela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Manuel, Damião | - |
Autor(es): dc.creator | Daniel, Josefina Kuingo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:33:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:33:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/311337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311337 | - |
Descrição: dc.description | O processo de aprendizagem está relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Aprender é algo essencial na vida das pessoas, porque, com a aprendizagem, elas podem, por sua própria atividade, na convivência com os outras pessoas, se apropriar do conteúdo da altura e, por esse meio, aperfeiçoar ou desenvolver valores, conhecimentos, habilidades da realidade em que vivem e possibilidade de inserção crítica dentro dela. O processo de ensino-aprendizagem de Física, que abrange o estudo do mundo natural, lida com conceitos teóricos que exigem do aluno uma abordagem em relação a seu domínio. A pesquisa realizada propõe, como objetivo evidenciar as contribuições da Teoria da atividade de estudo para o processo de ensino-aprendizagem de Física no curso técnico médio de saúde em Moçâmedes, província de Namibe, Angola. Analisa a possibilidade de empregar a atividade de estudo, ação por ação, não apenas para apropriação de conceitos da disciplina pelos alunos, mas não apenas para o desenvolvimento de suas capacidades de análise, reflexão e planejamento mental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa. A pesquisa incluiu o estudo de obras de teóricos da Teoria histórico-cultural e Teoria da atividade de estudo e realização de uma atividade experimental com a atividade de estudo para exploração do conceito de grandezas físicas e suas medições. Essa atividade foi desenvolvida, em suas ações iniciais, em 5 (cinco) salas de aula frequentadas por alunos do primeiro ano do Curso Técnico Médio de Saúde de Moçâmedes, Namibe-Angola em Física, totalizando 150 (cento e cinquenta) alunos, 30 (trinta) em cada turma. Apesar de ter sido, para a realidade da escola, uma experiência nova e realizada em duas ações da atividade de estudo, como uma escolha para o encaminhamento do processo de ensino-aprendizagem, tanto da fisica como de outro conteúdo, transforma esse processo, conseguindo maior engajamento dos alunos nas ações de estudo, alterando a sua percepção em relação à natureza do conteúdo e criando novos interesses de estudo. Também em relação ao professor houve indícios de mudanças quanto à percepção do novo modo de atuar como escolha relevante na condução das aulas. | - |
Descrição: dc.description | The learning process is related to personal and professional development. Learning is essential in people's lives because, through learning, they can appropriate the content of culture through their own activity, in interaction with other people and, through this, improve or develop values, knowledge, skills, behaviors and capacities that give them a greater understanding of the reality in which they live and the possibility of critical insertion within it. The teaching-learning process in Physics, which covers the study of the natural world, deals with theoretical concepts that require the student to approach them in the right way. The aim of this research is to highlight the contributions of the theory of learning activity to the teaching-learning process of Physics in the medium health technician course in Moçâmedes, Namibe province, Angola. It analyzes the possibility of using learning activity, action by action, not only for the appropriation of concepts of the subject by the students, but also for the development of their capacities for analysis, reflection and mental planning. A qualitative approach was used to carry out the research. The research included the study of works by theorists from the CulturalHistorical Theory and Learning Activity Theory and the realization of an experimental activity with the learning activity to explore the concept of physical quantities and their measurements. This activity was developed, in its initial actions, in 5 (five) classrooms attended by first year students of the Technical High School of Health in Moçâmedes, Namibe-Angola in Physics, totaling 150 (one hundred and fifty) students, 30 (thirty) in each class. Although it was a new experience for the school and took place in two learning activity sessions, the results obtained show that learning activity, as a choice for the teaching-learning process, both in Physics and in other content, transforms this process, achieving greater student engagement in the learning activities, changing their perception of the nature of the content and creating new study interests. There was also evidence of changes in the teacher's perception of the new way of acting as a relevant choice in conducting classes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Angola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da atividade de estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem desenvolvimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Angola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study activity theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Contribuições da teoria da atividade de estudo para o processo de ensino-aprendizagem de física no curso de nível médio técnico de saúde em Moçâmedes, província de Namibe, Angola. | - |
Título: dc.title | Contribuitions of the theory of study ativity to the teaching-learning process of physics in the high school technical health course in Moçâmedes, Namibe province, Angola. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: