Cinematografia encarnada: percepção, corpo e materialidade

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Autor(es): dc.contributorSpaniol, José Paiani-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSchütz, André do Nascimento, 1975--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:43:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:43:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311265-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho observa a percepção mediada por câmeras e telas. A ubiquidade dos dispositivos eletrônicos com recursos audiovisuais atuando como intermediários em nossas experiências cotidianas, parece convidar a cinematografia, por sua intimidade com tais mecanismos, a se debruçar sobre o tema e suas implicações. Esta tese documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, convergindo em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura, a performance e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da carnalidade na práxis da direção de fotografia e na experiência audiovisual. O estudo se organiza em torno de três séries de trabalhos autorais a partir desta abordagem. A primeira é constituída por dois videoclipes que procuram uma equivalência visual à experiência pré-reflexiva na audição da música instrumental, construídos em um processo orgânico onde as obras se revelam enquanto tomam corpo. A segunda, criada no contexto do isolamento social na pandemia da COVID-19, é composta por um vídeo e uma série de videofotogramas, e procura evocar a carnalidade perdida nas interações interpessoais no ciberespaço mediadas por câmeras e telas. Por fim, um conjunto de videoinstalações que revelam a materialidade dos dispositivos que lhes servem de suporte, em alguns casos os dos próprios espectadores, que se tornam parte constitutiva das obras, em uma abordagem definida aqui como device-specific. Diante do entendimento de que o sistema neurofisiológico estimulado pelo aparato cinematográfico — que nos faz perceber em uma sequência de imagens estáticas movimento aparente — é veloz e primitivo, atuando de forma pré-analítica, a experiência em face a obra não se limita à leitura ou à interpretação de imagens. Há algo de instintivo em nossa resposta e, possivelmente, também em nossa visão no próprio ofício da cinematografia. A investigação nos trabalhos aqui descritos procura se concentrar nessa dinâmica que parece estar na essência da cinematografia, composta pela experiência da visão, pela intermediação da tecnologia e pela vivência dos corpos nesse sistema. Uma cinematografia encarnada.-
Descrição: dc.descriptionThis work examines perception as mediated by cameras and screens. The ubiquity of electronic devices with audiovisual capabilities acting as intermediaries in our daily experiences seems to invite cinematography—given its intimacy with such mechanisms—to reflect on the implications of this dynamic. This thesis documents a practice-based artistic investigation, a body of work developed through deviations from the linear paths of cinematography`s processes and procedures, converging toward other artistic techniques and languages such as painting, printmaking, performance, and video art, a series of exercises seeking awareness of carnality within the praxis of cinematography and the audiovisual experience. The study is structured around three series of authorial artworks guided by this approach. The first comprises two music videos that seek a visual equivalence to the pre-reflective experience of listening to instrumental music, constructed through an organic process in which the works gradually reveal themselves as they take shape. The second, created in the context of social distancing during the COVID-19 pandemic, consists of a video and a series of videophotograms, aimed at evoking the carnal dimension lost in interpersonal interactions mediated by cameras and screens in cyberspace. Lastly, a set of video installations that exposes the materiality of the devices used as their support—in some cases, the viewer’s own device —thus becoming constitutive parts of the artworks, in an approach here defined as device-specific. Based on the understanding that the neurophysiological system stimulated by the cinematic apparatus—which makes us perceive motion on a sequence of still images—is both fast and primitive, acting in a pre-analytical register, the experience of engaging with the artwork is not limited to image reading or interpretation. There is something instinctive in our response and, perhaps, also in the very act of seeing within the cinematographic practice. The investigation presented through these works seeks to focus on this dynamic that seems to lie at the core of cinematography—an interplay of vision, technological mediation, and the incarnated experience of the bodies within this system. An embodied cinematography.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Palavras-chave: dc.subjectVideoarte-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção visual-
Palavras-chave: dc.subjectSentidos e sensações-
Título: dc.titleCinematografia encarnada: percepção, corpo e materialidade-
Título: dc.titleCinematografía encarnada: percepción, cuerpo y materialidad-
Título: dc.titleEmbodied cinematography: perception, body and materiality-
Título: dc.titleCinématographie incarnée : perception, corps et matérialité-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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