A conversação literária, as estratégias de leitura e a formação da criança leitora: entre as linguagens visual e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGirotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCabral, Gisele de Assis Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:37:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:37:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311261-
Descrição: dc.descriptionEsta Tese está vinculada às ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) e no Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI), junto à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Ao compreender a importância da leitura de obras literárias na escola para a formação da criança leitora e a necessidade de criar situações significativas para a leitura primeira e individual e depois para compartilhamento com colegas e professor/a como atos que contribuem para a compreensão mais aprofundada da linguagem escrita e visual, os estudos teóricos e a pesquisa de campo abordam a Conversação Literária sobre livros literários na escola, por meio do ensino da leitura de imagem e do ensino de estratégias de leitura, como ações efetivas para a formação do/a leitor/a de Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou compreender as contribuições geradas pela aprendizagem do ato de ler o livro literário na escola, a partir da Conversação Literária estabelecida entre criança-obra, criança-criança e criança-professora, por meio do ensino da leitura de imagem e do ensino de estratégias de leitura, para o processo de formação da criança leitora. Como desdobramentos, foram delineadas três ações metodológicas: (1) Observação e análise do modo como as crianças leem o livro literário sem intervenções/interações de outros/as (criança-obra); (2) Explicitação do modo como as crianças se apropriam do ato de ler o livro literário a partir de sua interação com a professora e com os/as colegas (criança-criança e criança-professora) com o ensino da leitura da imagem e com o ensino do uso de estratégias de leitura (Conversação Literária); e (3) Reflexão sobre os enunciados das crianças na Conversação Literária dirigida à formação de pessoas leitoras emancipadas. A investigação foi desenvolvida com a própria turma da professora-pesquisadora, que atuou com vinte e cinco crianças, de dez e onze anos, do quinto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Marília, no Estado de São Paulo, entre julho e novembro de 2022. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a revisão da Literatura; a realização, o registro e a análise da Conversação Literária com as crianças acerca de quatro obras literárias; o uso de estratégias de leitura e os critérios de escolha dos livros literários e procedimentos de análise dos enunciados das crianças, na perspectiva da Filosofia da Linguagem à procura do cotejo com ideias de estudiosos da Literatura, da Ilustração, da Conversação Literária e das estratégias de leitura. Os resultados confirmaram a tese de que a aprendizagem do ato de ler o livro literário na escola, a partir da Conversação Literária estabelecida entre criança-obra, criança-criança e criança-professora, por meio do ensino da leitura de imagem e do ensino de estratégias de leitura, contribui para a formação da criança leitora tornando-a emancipada por possibilitar o desenvolvimento da atenção, da escuta, da oralidade, da argumentação, da imaginação e da criatividade na produção da linguagem escrita e visual, do pensamento crítico e reflexivo, da ampliação de visões e concepções de mundo e sobretudo a apropriação da cultura humana. Em suma, contribui à formação literária e à humanização das crianças.-
Descrição: dc.descriptionEsta Tesis se vincula a las acciones desarrolladas en el Grupo de Investigación Procesos de Lectura y Escritura: Apropiación y Objetivación (PROLEAO) y en el Núcleo de Estudios e Investigaciones en Lectura, Literatura e Infancia (CEPLLI), junto a la línea de investigación Teoría y Prácticas Pedagógicas, del Programa de Postgrado en Educación (PPGE) de la Facultad de Filosofía y Ciencias (FFC) de la Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Al comprender la importancia de la lectura de obras literarias en la escuela para el desarrollo de los lectores infantiles y la necesidad de crear situaciones significativas para la primera lectura individual y después para el compartir con sus pares y profesores como actos que contribuyen a una comprensión más profunda del lenguaje escrito y visual, estudios teóricos e investigaciones de campo abordan la Conversación Literaria sobre libros literarios en la escuela, a través de la enseñanza de la lectura de imágenes y la enseñanza de estrategias de lectura, como una acción efectiva para el desarrollo de lectores de Literatura en los años iniciales de la Escuela Primaria. La investigación tuvo como objetivo comprender las contribuciones que genera el aprendizaje del acto de leer libros literarios en la escuela, a partir de la Conversación Literaria que se establece entre la relación niño-obra, niño-niño y niño-maestro, a través de la enseñanza de la lectura de imágenes y de la enseñanza de estrategias de lectura, para el proceso de formación del niño lector. Para alcanzar el objetivo se plantearon tres acciones metodológicas: (1) Observación y análisis del modo en que los niños leen el libro literario sin intervenciones/interacciones de otros (niño-obra); (2) Explicación de cómo los niños interiorizan en el acto de leer el libro literario a partir de su interacción con el maestro y con sus pares (niño-niño y niño-maestro) con la enseñanza de la lectura de imagen y con la enseñanza del uso de estrategias de lectura (Conversación Literaria); y (3) Reflexión sobre las declaraciones de los niños en la Conversación Literaria orientada a la formación de lectores emancipados. La investigación se desarrolló con la propia clase de la profesora-investigadora, que trabajó con veinticinco niños, de diez y once años, del quinto año de la Enseñanza Fundamental, en una escuela pública de la red municipal de Marília, en el Estado de São Paulo, entre julio y noviembre de 2022. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron: revisión de la literatura; la implementación, registro y análisis de la Conversación Literaria con niños sobre cuatro obras literarias; la utilización de estrategias de lectura y los criterios de elección de libros literarios y procedimientos de análisis de los enunciados infantiles, desde la perspectiva de la Filosofía del Lenguaje, buscando contrastar ideas con estudiosos de la Literatura, la Ilustración, la Conversación Literaria y las estrategias de lectura. Los resultados confirmaron la tesis de que el aprendizaje del acto de leer un libro literario en la escuela, a partir de la Conversación Literaria que se establece entre niño-obra, niño-niño y niño-maestro, a través de la enseñanza de la lectura de imágenes y la enseñanza de estrategias de lectura, contribuye a la formación del niño lector, haciéndolo emancipado al posibilitar el desarrollo de la atención, la escucha, la oralidad, la argumentación, la imaginación y la creatividad en la producción del lenguaje escrito y visual, el pensamiento crítico y reflexivo, la ampliación de visiones y concepciones del mundo y, sobre todo, la interiorización de la cultura humana. En suma, contribuye a la formación literaria y a la humanización de los niños.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is linked to the Research Group on Reading and Writing Processes: Appropriation and Objectification (PROLEAO) and the Center for Studies and Research in Reading, Literature, and Childhood (CEPLLI), within the research line Pedagogical Theory and Practices of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Faculty of Philosophy and Sciences (FFC), São Paulo State University (UNESP), Marília campus. Grounded in the understanding that reading literary works at school plays a key role in the formation of young readers, this study investigates the importance of creating meaningful opportunities for individual reading followed by sharing with peers and teachers. Such practices are seen as central to deepening children's understanding of written and visual language. The research focuses on Literary Conversation as a pedagogical approach to working with literary texts in school, supported by the teaching of image reading and reading strategies, particularly in the early years of elementary education. The study aimed to analyze the contributions of learning to read literary texts at school through Literary Conversation established in three dimensions: child–book, child–child, and child–teacher. Three methodological actions were developed: (1) observation and analysis of how children read literary texts individually (child–book); (2) examination of how children engage in reading through interactions with peers and the teacher (child–child and child–teacher), supported by image reading and reading strategies; and (3) reflection on children’s utterances during Literary Conversations aimed at fostering emancipated readers. The research was carried out with the teacher-researcher’s own class, composed of twenty-five children aged ten and eleven, in the fifth year of elementary school at a public school in Marília, São Paulo, between July and November 2022. The methodological procedures included a literature review; implementation, recording, and analysis of Literary Conversations based on four literary works; application of reading strategies; selection criteria for literary texts; and analysis of children’s discourse from the perspective of the Philosophy of Language, in dialogue with scholars in Literature, Illustration, Literary Conversation, and reading strategies. The results support the thesis that learning to read literary texts at school through Literary Conversation fosters the formation of emancipated readers. This process enhances attention, listening, oral expression, argumentation, imagination, creativity, and critical thinking, while expanding worldviews and promoting appropriation of human culture. Ultimately, it contributes to children’s literary development and humanization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectConversação literária-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem visual e escrita-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectEducación elemental-
Palavras-chave: dc.subjectConversación literaria-
Palavras-chave: dc.subjectEstrategias de lectura-
Palavras-chave: dc.subjectLibros literarios-
Palavras-chave: dc.subjectLinguaje visual e escrito-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleA conversação literária, as estratégias de leitura e a formação da criança leitora: entre as linguagens visual e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental-
Título: dc.titleLa conversación literaria, las estrategias de lectura y la formación del niño lector: entre los lenguajes visual y escrito en los primeros años de la educación primaria-
Título: dc.titleLiterary conversation, reading strategies and the formation of the child reader: between visual and written languages in the early years of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.