A Pesquisa no Ensino de Ciências e conhecimento científico produzido: uma análise a partir da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (2013-2022)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Renato Eugênio da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lucas da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/311236-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/2656758698717690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/311236-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo: identificar e discutir os enfoques e características relevantes da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na última década (2013-2022), buscando relacioná-los com os debates da produção de conhecimentos na área em âmbito nacional. A pesquisa é de cunho qualiquantitativo descritivo, baseada em uma análise documental. Os dados provenientes do processo investigativo foram agrupados a partir da construção do panorama de tendências das produções em relação ao nível de ensino, características específicas, área do conhecimento e foco temático apresentado. Em uma compreensão holística dos resultados, no presente estudo são apresentadas as principais tendências de pesquisas do PPGEDC a partir do levantamento e análise de 289 pesquisas, sendo esse quantitativo correspondente a 153 dissertações e 136 teses. A ênfase nos estudos recai sobre o Ensino Superior e o Ensino Médio, com maior incidência de pesquisas sobre o ensino de Ciências e Física, demonstrando uma maior ênfase quantitativa na área temática da formação de professores. Apesar da adoção de pontos investigativos convergentes, não temos paradigmas únicos, revelando uma pluralidade para os sentidos de (re)produção das pesquisas da área. Entre os aspectos privilegiados, destacam-se discussões pautadas na concepção do papel social da pesquisa científica e da Educação em Ciências, bem como a importância do conhecimento científico no processo de transformação social.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to analyze academic research on Science teaching, presented in the form of dissertations and theses from the Postgraduate Program in Education for Science (PPGEdC) in the last decade (2013-2022) and discuss how In these productions, it is intertwined with (re)produced scientific knowledge. The research is of a descriptive qualitative and quantitative nature based on a documentary analysis. Data from the investigative process were grouped based on the construction of an overview of trends in productions in relation to the level of education, specific characteristics, area of knowledge and thematic focus presented. In a holistic understanding of the results, this study presents the main trends in PPGEDC research based on the survey and analysis of 289 studies, corresponding to 153 dissertations and 136 theses. The emphasis in studies falls on Higher Education and Secondary Education, with a greater incidence of research on the teaching of Science and Physics, demonstrating a greater quantitative emphasis on the thematic area of teacher training. Despite the adoption of convergent investigative points, we do not have unique paradigms, revealing a purity for the meanings of (re)production of research in the area. Among the privileged aspects, discussions based on the conception of the social role of scientific research and Science Education stand out, as well as the importance of scientific knowledge in the process of social transformation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento científico-
Palavras-chave: dc.subjectPanorama de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectScientific research-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific knowledge-
Título: dc.titleA Pesquisa no Ensino de Ciências e conhecimento científico produzido: uma análise a partir da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (2013-2022)-
Título: dc.titleResearch in Science Teaching and produced scientific knowledge: An analysis based on the academic production of the Postgraduate Program in Science Education [2013-2022].-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.